21 Jan 2023
ENTREVISTA A FILIPA SANTOS, LÍDER DA JSD CONCELHIA
Filipa Santos é a presidente da JSD (Juventude Social Democrata), desde setembro. Na tomada de posse, acompanhada pela Azeméis TV/FM, a então nova presidente assumiu o objetivo de aproximar o partido aos jovens oliveirenses. Nos estúdios da Azeméis TV/FM, Filipa Santos revelou alguns dos detalhes do percurso dos últimos meses, enaltecendo algumas das suas principais preocupações. Para fevereiro estão marcadas novas eleições. Filipa Santos voltará a ser candidata.
A proximidade com as preocupações dos mais jovens
“Nós começámos por, com o início do ano letivo, fazer uma ação de proximidade pelas escolas. Levámos um inquérito aos alunos para perceber até que ponto eles se viam, futuramente, a viver na nossa cidade. E o que é certo é que muitos dos jovens oliveirenses não se veem a morar na nossa cidade porque não têm condições para morar nem para trabalhar”.
As medidas a adotar
“Já são atribuídas bolsas de estudo, o que é muito bom, mas deveriam ser atribuídas mais, na opinião da JSD. Deve-se apostar em apoios na habitação, para jovens que estejam a comprar a primeira casa, por exemplo. Também os jovens empreendedores deveriam ter mais apoio para criar os próprios locais de trabalho. Os apoios que existem não são suficientes e não chegam a todos os jovens, porque muito nem sabem que podem ter esse tipo de apoios”.
A importância da mobilidade
“A JSD, desde início, defende a questão da mobilidade. Para nós é crucial ter uma ligação rápida e confortável, tanto à cidade do Porto, como à cidade de Aveiro. Não só para os estudantes que estudam nessas cidades, como para as pessoas que aí trabalham. Se realmente existir a possibilidade de existir um comboio direto, seria a hipótese mais confortável”.
“Nem todos os políticos são iguais”
“Quando algum político faz algo de menos bom, as pessoas têm tendência a generalizar. A JSD quer mudar essa ideia. Tanto que todos os jovens que vêm ter connosco e se revelam interessados em fazer parte de uma juventude partidária, nós levamo-los a uma reunião ou a uma atividade para verem como funciona e então depois decidem. Para realmente verem que nem todos os políticos são iguais”.
Novas eleições já em fevereiro
“Estas eleições provêm de uma atualização do regulamento da JSD, a nível nacional e onde está expresso que no mês de fevereiro todas as concelhias terão que realizar eleições. No nosso caso, serei, novamente, candidata e a equipa será a mesma”.