24 Jan 2024
DAE, Desfibrilhador Automático Externo, é um dispositivo portátil que permite analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico
O Município de Oliveira de Azeméis concluiu a primeira fase de implementação de equipamentos desfibrilhadores (DAE – Desfibrilhador Automático Externo). O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico.
Nesta primeira fase, os edifícios que foram dotados deste equipamento são: o Edifício dos Paços do Concelho, o Edifício da Ação Social, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, o Edifício do Antigo Centro de Saúde, Edifício Centro Lúdico, TeMA, Pavilhão Municipal, Complexo Desportivo de Cucujães, Piscinas da La Salette e Piscinas Municipais, tendo ficado um equipamento reservado para dar assistência aos grandes eventos que vão acontecendo pelo concelho durante o ano, como por exemplo, a Noite Branca, o Mercado à Moda Antiga, o 37.20 ou as Festas de La Salette.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge, referiu que este investimento é um “investimento importantíssimo, que traduz a nossa preocupação com a saúde e segurança dos Oliveirenses, porque permite dotar os principais espaços municipais com um equipamento para prestar uma assistência pré-hospitalar a eventuais vítimas em edifícios e locais públicos”, realçando que foi dada também formação a cerca de 40 funcionários, de forma a estarem preparados para atuar em caso de emergência.
O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa está a ser implementado de forma faseada, cumprindo com todos os critérios rigorosos e exigentes, estando devidamente certificado pela entidade competente. A fase nº2 será a sua implementação nos maiores estabelecimentos escolares.