Municípios da AMP SUL refletiram sobre PAOITI

Concelho

Projeto pretende intervir nas áreas mais vulneráveis da sociedade

No Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promoveu, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, o Encontro ‘5 Municípios, 1 Território - Contributos para os ODS´s’, no âmbito do PAOITI AMP SUL. 

Este foi um momento de reflexão sobre a contribuição do ‘Plano de Ação das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas do Território AMP Sul’ para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que tem vindo a ser desenvolvido pelos cinco municípios (Arouca, O. Azeméis, Santa Maria da Feira, SJ Madeira e Vale de Cambra), através de financiamento do PRR.

Num total de 68 operações integradas e cerca de 25 milhões de investimento, distribuídos pelos cinco municípios, este plano pretende intervir nas áreas de envelhecimento ativo e saudável, Identidade social e pertença no território, saúde e bem-estar, inclusão social, emprego e sucesso escolar.

No que diz respeito a Oliveira de Azeméis, foram definidos “14 projetos, 9 deles da responsabilidade do Município, um deles em parceria com uma IPSS do concelho e quatro deles de natureza intermunicipal. Tivemos uma preocupação de segmentar os nossos programas e quisemos dar atenção a três segmentos em particular: um deles é as crianças em situação de vulnerabilidade, quisemos também ter respostas no domínio dos cidadãos portadores de deficiência e também respostas dirigidas à população sénior”, referiu Joaquim Jorge na sua intervenção, destacando três preocupações que os cinco municípios devem ter em conta: “Garantir um bom uso destes recursos financeiros que estão disponíveis, (…) procurar perceber que condições é que temos que criar para que algumas destas medidas tenham sustentabilidade no futuro (….) [ter a] preocupação de ter políticas públicas orientadas numa perspetiva de prevenção e não de intervenção”, referiu o edil.

Joaquim Jorge terminou referindo que “as pessoas têm todo o direito de ter uma vida digna sem que essa vida digna esteja dependente do subsídio para a sobrevivência das pessoas”.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Nog. do Cravo vai assumir 53% da dívida e Pindelo fica com a restante
30/06/2025
Jovens atletas confirmam crescimento da Villa Cesari
30/06/2025
Macieirense caiu nas meias-finais
30/06/2025
Enesse Basquetebol promoveu o espírito de grupo com várias iniciativas
30/06/2025
"A Oliveirense tem de recuperar do atraso para não sofrer como no ano passado"
30/06/2025
Carlos Nora quer mais jovens no Cicloturismo
30/06/2025
AMTSM quer devolver rio Ul às pessoas
30/06/2025
Columbofilia
30/06/2025