Museu da Linha do Vouga é uma possibilidade

Destaques Concelho

Terrenos da estação em OAZ serão intervencionados

A estação ferroviária de Oliveira de Azeméis e os terrenos envolventes vão, tal como a estação de Cucujães, ser subconcessionados por uma empresa privada, afirmou Joaquim Jorge na última reunião de câmara.

O edil prosseguiu referindo que “aquilo que nós propusemos às IP foi um plano de intervenção que permitisse que um dos edifícios que existe, na parte poente da linha fosse requalificada e transformada num dormitório, para peregrinos. A casa será reabilitada e terá depois uma decoração alusiva à temática da ferrovia. Temos também um armazém, onde recentemente foi substituída a cobertura e que queremos transformar num museu da Linha do Vale do Vouga. Queremos ter ali um espaço museológico, que esse edifício permita mostrar às pessoas a importância que a Linha do Vale do Vouga teve do ponto de vista económico e social para esta região e, portanto, vamos procurar ter uma carruagem no interior, ter um conjunto de material exposto, todo ele relacionado com a ferrovia”.

 Para além da requalificação dos dois edifícios, está em vista também a criação de uma bolsa de estacionamentos, que o presidente considera fundamental, “perspetivando aquilo que será um desafio para o próximo governo, que é a avançar de forma determinada com a requalificação da Linha do Vale do Vouga”. 

Joaquim Jorge referiu que esta subconcessão tem a duração de 20 anos “sem qualquer custo para a autarquia, ou sendo mais rigoroso, com um custo de 6 mil euros, que poderá ser transformado, à semelhança com Cucujães, em trabalhos em espécie, ou seja, o custo é de 6 mil euros, mas nós limpando o espaço, conservando aquele espaço, não pagamos esse valor”.
O presidente destacou, no entanto, que estes “processos são tremenadadmente demorosos”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Oliveirense surpreendida na Póvoa
13/04/2024
Nuno Pires deixa a liderança do PSD em O. Azeméis
12/04/2024
Agrupamento Soares Basto caminhou pela saúde
12/04/2024
Câmara e IP chegam a "acordo de princípio" para a construção da rotunda do Largo do Cavaco
11/04/2024
Oliveirenses entre os detidos por tráfico de droga
10/04/2024
Mulher ferida em colisão entre dois carros
10/04/2024
Trânsito cortado entre o dia 22 e 24 de abril
10/04/2024
Emblemático & Original vai celebrar sete anos
10/04/2024