Música alta e sorrisos largos

Opinião Pensamento Livre

Ricardo Bastos*

Pensamento Livre

“Felicito-as por este modo de vida [dançar] que quase invejo pois a única vez que dancei foi no casamento da minha filha...”

Era noite de futebol, estava uma noite horrível mas convidativa ao sofá. Só que a minha
relação com o sofá é tudo menos pacífica. É uma relação de amor e ódio - só que quase em simultâneo.

Tenho para mim que uma das piores realidades dos tempos modernos é a falta de socialização. As pessoas não falam umas com as outras; não discutem assunto nenhum cara-a-cara; não se encontram num espaço comum e, quantas vezes, encontram-se e
mesmo assim estão a comunicar por mensagens. Criámos, ou estamos a criar, gerações de corajosos do teclado. Não são capazes de sustentar uma discussão ou opinião olhos nos olhos mas depois têm opinião acerca de tudo atrás de um ecrã.

Assim, decidi descer a rua e ir até um café. Facilmente me apercebi que algo se iria passar. E assim aconteceu. Aos poucos, começaram a chegar pessoas, homens e mulheres, bem dispostas, sorridentes, alegres e cheias de energia. Estava a ler o meu livro e com um olho no futebol mas deliciado com o que via. Música, muita música, e um corrupio de pessoas a dançar. 

Era noite de danças de salão e as pessoas pareciam cúmplices deste gosto. Não interessava o estilo: Clássicas, latinas, kizomba, salsa, bachata ou swing, não interessava, pois o mais importante era socializar.

Todos sabem que dançar melhora a coordenação e postura, reduz o stress, tem benefícios para a saúde cardiovascular. Mas o que mais me fascinou foi a alegria de viver daquelas
pessoas, que soube, todas as quartas-feiras, ali se encontram.

Felicito-as por este modo de vida que quase invejo pois a única vez que dancei foi no casamento da minha filha e, mesmo assim,só depois de meio ano de aulas numa escola de dança - foram os quatro minutos mais longos da minha vida mas que me encheram de orgulho.

Saiam de casa, conversem, dancem se souberem, mas vivam com tudo a que têm direito.

Não sei se é permitido dizer, mas digo baixinho: é no Emblemático & Original Motorcycles...
Estamos juntos.


* Organizador das ‘Corridas Solidárias’
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Politicamente (in)correto
5/02/2026
Pensar o futuro
5/02/2026
Contraditório
5/02/2026
Visão de Futuro
5/02/2026
Música alta e sorrisos largos
5/02/2026
"Degradação extrema" já tinha sido denunciada na Assembleia Municipal em dezembro
5/02/2026
Avaliação de desempenho dos funcionários municipais: Oposição denuncia "ilegalidade" e Executivo aponta o dedo a um sistema "arcaico"
4/02/2026
Ricardo Geitoeira já treinou esta manhã a Oliveirense
4/02/2026