NAC aquece mais uma vez as Noites de Inverno

Núcleo de Atletismo de Cucujães Destaques

Iniciativa vai já na sua 34ª edição

Ana de Jesus, presidente da assembleia geral do NAC, veio aos estúdios da Azeméis TV/FM para falar sobre mais uma edição das Noites Quentes de Inverno, nesta que já é a sua 34ª edição, uma iniciativa promovida pelo NAC em conjunto com a Junta de Freguesia de Cucujães, que pretende promover ainda mais a cultura oliveirense.

34ª edição
Há 34 anos atrás o NAC tinha uma dimensão essencialmente desportiva. Então, surgiu a ideia de criarmos este departamento cultural. A ideia era aproveitar as noites de inverno e aquecê-las com cultura. E após 34 anos cá estamos nós, sabendo nós a dificuldade que é criar públicos na cultura, mas estamos convencidos que só a persistência, só o estar sempre presentes e não desistir, é que faz com que as pessoas lentamente comecem a despertar para estas questões.

Alusão aos 50 anos do 25 de abril
Decidimos estender para muito perto do 25 de abril, portanto, passou a ser Das Noites Quentes de Inverno, à Aurora da Liberdade. Porquê? Porque entendemos que ninguém deve ficar fora destas comemorações. É importante preservar a memória. Devemos aproveitar ainda muitos testemunhos vivos de pessoas que estiveram nessa altura e registar esses testemunhos. Transmiti-los às novas gerações. E, por outro lado, também perspetivar o futuro desta democracia, criando momentos onde haja esperança.

1ª noite
O feedback foi bom. Foi no centro cívico e estava com sala cheia. Nós pedimos ao Grupo de Fados de Medicina do Porto, sabendo eles que a nossa ideia era comemorar os 50 anos, desafiámo-los a guardar alguns dos seus fados para escolher poemas e músicas dos Homens de Abril. Nós queríamos trazer para esta noite algumas das mensagens da altura, músicas de Zeca Afonso, Adriano Correia, a qual eles acederam, foi muito interessante. Não foi só ouvir o fado de Coimbra na sua essência, foi também transformar esta noite num pouco da música de Abril.

Próximas noites
A próxima noite será uma tertúlia com o tema Desafios de Abril. Será 7 ou 8 de março, depois faremos a divulgação devida. Temos sempre todos os anos, os talentos de Cucujães, que é uma noite que nós convidamos quem canta, quem toca, quem representa em Cucujães. Este ano o desafio é que, naquela noite, seja a noite do Cantar Abril, Dançar Abril, Representar Abril, portanto, a ideia é eles, nas suas representações, nos seus momentos, não ficarem imunes a este tema. Isso será a 23 de março. A 30 de março teremos teatro. Talvez seja a iniciativa que ficará um pouco mais fora do contexto, no sentido que não conseguimos encontrar nenhuma peça de teatro que estivesse ao nosso alcance sobre estes temas de liberdade. Será o Gota, que estará no Centro Cívico, mas faremos, provavelmente, um apontamento ou outro, para enquadrar. Em simultâneo, iremos junto das escolas primárias, desafiar os miúdos e os professores a entrarem num concurso de desenho e composição sobre o 25 de Abril.

Museu do Atletismo
O pressuposto era que a obra concluísse em Outubro, não foi possível. Neste momento, a obra está mais ou menos concluída. A nossa esperança é que a conclusão da obra se verifique até final deste mês de fevereiro, Isso significa o fim da obra. Instalar um museu é outra coisa. Nós estamos a iniciar um processo de ir ao mercado e verificar qual é o melhor mobiliário que permita esta valência, isto tem de ser feito com calma, porque depois de uma obra daquela dimensão, o NAC está sem dinheiro. Vamos também iniciar o contacto com todos os clubes de atletismo do concelho, no sentido de pedir a colaboração deles, porque aquilo não é o Museu do NAC, é o Museu do Atletismo de Oliveira de Azeméis, portanto eles têm de lá estar também.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
UEFA Euro 2024 - Portugal vs Chéquia
14/06/2024
Mercadinho de Rua - Entre, A Rua é Sua!
14/06/2024
Feira do Livro 2024
14/06/2024
Concerto Nininho Vaz Maia
14/06/2024
Inscrições abertas para os artesãos que queiram participar no 'Paço del Rey'
14/06/2024
Derrota pesada (6-1) ditou o fim do sonho do Campeonato Nacional de Hóquei Patins
13/06/2024
Tribunal rejeitou pedido de indemnização do Município no âmbito do processo ‘Ajuste Secreto’
13/06/2024
Santos Populares no Parque Molinológico de Ul
13/06/2024