13 Mar 2024
Em mais uma sessão de noites quentes
No passado dia 01 de março decorreu o segundo evento da 34ª edição das Noites Quentes de Inverno, com uma Tertúlia intitulada “Abril, Memórias e Desafios”. O evento contou com os testemunhos da Ana Miguel, da Ana Rita Pereira e de José Brandão. Uma das novidades é que a requalificada sede do NAC - Núcleo de Atletismo de Cucujães recebeu o seu primeiro evento.
“O 25 e abril é uma data muito marcante para nós, então quisemos aplicar esse tema a uma das nossas Noites Quentes de Inverno. Não é antecipar o 25 de abril, mas queremos que as pessoas se lembrem que este foi um dia muito importante para nós.”
Joaquim Gregório, presidente do NAC
“O objetivo é termos uma conversa entre nós relativamente àquilo que significa o 25 de abril para cada um de nós e o que pode continuar a significar e representa como desafios para o futuro. São sempre desafios grandes, o principal é manter a trajetória do 25 abril e recusar os tempos anteriores.”
José Brandão, orador
“Este ano vou votar pela primeira vez, portanto, para mim faz todo o sentido ter aceite este convite e estar aqui a falar sobre o 25 de abril e a nossa democracia. Há uma ideia errada sobre o suposto pouco interesse que as novas gerações têm pela política e em votar, acho que a minha presença acaba por quebrar um pouco isso e demonstrar que nós somos interessados.”
Ana Miguel, cucujanense oradora
“Nos 50 anos do 25 de abril, se este tema já é todos os anos um bocadinho importante, este ano assume uma importância ainda maior. Para os jovens em particular, que não sabemos o que é viver sem ser em democracia, este dia deve-nos deixar orgulhosos do país que outros jovens outrora nos deixaram.”
Ana Rita Pereira, presidente da FAJDA (Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro) e oradora
NAC organizou o seu primeiro evento na nova sede
Depois de alguns anos de espera e ainda não totalmente finalizada, com alguns pormenores por finalizar tais como a parte exterior, o Núcleo de Atletismo de Cucujães organizou o seu primeiro evento na sua requalificada sede. Um desejo e um sonho antigo do clube de atletismo que está cada vez mais perto de ver se torna numa realidade.
“Quisemos dar um ‘cheirinho’ à comunidade, para perceberem que a sede está prestes a terminar a sua requalificação, mas data exata ainda não sabemos. Mas decidimos aqui acolher este evento para aqui ficar já com o calor destes jovens e a restante população sentir aqui algum aconchego”, referiu Joaquim Gregório à Azeméis TV/FM.