NAC preocupa-se com a passagem de valores
Cucujães
Freguesias
O Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC) promove, no próximo dia 24, um debate de nome ‘Olhar o Outro’ para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, na Casa do Torreão, pelas 21h30.
“Achei por bem criar um evento para lembrar a população das desigualdades, porque as discriminações continuam e é preciso trabalhar para a igualdade”, referiu a diretora do departamento cultural do NAC, Margarida Leite, no programa ‘As Nossas Coletividades’, na Azeméis FM/TV. A representante mencionou que a associação tem também “uma vertente social” que tem a preocupação de “passar valores aos jovens”, uma vez que estes serão “os adultos de amanhã”, disse, ao comunicar que através da discussão poderão “colocar uma semente”, que poderá dar lugar a uma mudança futura.
“É um debate intelectual que motiva à reflexão e, traz à luz esta problemática, através de testemunhos”, explicou Margarida Leite. A expressão ‘Olhar o Outro’ convida a uma análise das conclusões que as pessoas fazem sobre os outros. “Não é o primeiro olhar que define quem é o outro, temos que ir além do primeiro olhar para saber que ser é aquele, com quem estamos a travar algum tipo de conhecimento”, acrescentou.
No debate, estarão também presentes representantes de partidos políticos, visto a diretora achar “importante que as pessoas se envolvam na causa pública” e para que os jovens também percebam “que é importante votar” e até “se envolverem em causas”, informou Margarida Leite.
Foram também convidados representantes das associações da Vila de Cucujães por também terem “um papel importante na promoção de valores junto dos seus associados”, declarou a diretora do departamento cultural do NAC.
Outros eventos
Dia 24 : 15h30 - Lançamento do livro “Juntos no infortúnio”, no Centro Cultural de Cucujães, um romance do oliveirense Óscar Amorim. Uma vez já lotado, o NAC apresenta-se como intermediário para compra de livros.
Dia 30: Entrega de prémios do Concurso de Poesia Agostinho Gomes, de forma a “perpetuar a sua memória no tempo, por ser um escritor de valor, não só na freguesia de Cucujães, mas também do município de Oliveira de Azeméis”, explicou Margarida Leite.
Cartaz do evento
1ª Parte – Apresentação de testemunhos: Carla Rodrigues (a representar a discriminação no sexo feminino); Shakir Jawish (refugiado sírio); Filomeno Pina (psicólogo a representar a discriminação cultural); Álvaro Rocha (um exemplo de discriminação homossexual).
2º Parte – Apresentação, pelos representantes de partidos políticos, de soluções para vários tipos de discriminação, que abalam a sociedade.
Moderado por Filipa Gomes (jornalista)
Contactos para marcação de lugar
Devido ao contexto pandémico, a entrada no evento está sujeita a pré-marcação, uma vez que o espaço é limitado, de forma a cumprir o plano de contingência. A reserva pode ser feita através dos seguintes contactos:
nacucujaes@hotmail.com;
933 705 256; ou por mensagem privada, através da página de Facebook do NAC.
Partilhar nas redes sociais