Em
Correio de Azeméis

9 Nov 2022

Não há vagas, senhores!

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Não há médicos. Os serviços públicos de saúde reconhecem que não tem profissionais em número suficiente para as necessidades. O que obriga, nomeadamente, a um excesso de trabalho dos existentes. “É quase uma escravatura”, dizia há anos um representante dos médicos.

Mas, a pergunta que se pode fazer é esta: mas onde está a estranheza de não haver médicos em número suficiente?! As faculdades de saúde são todas públicas e as vagas são tão reduzidas que a nota para ter um jovem ter acesso é quase escandalosa. Portanto, não temos hoje médicos porque há décadas que sabemos que são insuficientes as vagas nas faculdades de medicina, todas públicas. 

Vivemos este problema há excessivo tempo e sempre ouvimos discursos de quem nos governa de que estão na mesa soluções. O mesmo que agora nos diz o atual ministro. O mesmo que nos disseram todos os que o antecederam. O mesmo que nos vão dizer os próximos. 
Em 2017, a título de exemplo, um estudo já concluía que 60,5% dos médicos especialistas diziam estar insatisfeitos ou mesmo muito insatisfeitos com o excesso de horas trabalhadas e 74,1% a queixavam-se do pouco tempo que passavam com a família e amigos.Cinco anos depois, todos os discursos e estudos continuam a dizer o mesmo. As promessas sucedem-se, os governantes também, o problema mantém-se! E nada se faz que altere a grave situação. Que raio!, estamos a falar da nossa saúde!
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024