Não peçam compreensão

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Morrer por falta de assistência hospitalar. É muito grave. Aconteceu. E não foi a primeira vez. Infelizmente, nada nos garante que as tragédias não continuem.

Os nossos políticos garantem repetidamente que temos dos melhores sistemas de Saúde do mundo. Tratando-se de um país que se diz moderno, europeu, que quer estar no pelotão da frente, a propaganda não colhe. Deixam-nos confusos os muitos casos de tragédias e de sofrimento às portas dos hospitais, por incapacidade destes de garantir assistência. Com serviços encerrados ou lotados.
A mulher morreu no transporte de um hospital para outro. O hospital para onde foi não tinha capacidade para a atender. Olhamos para o lado e percebemos que isso pode acontecer a qualquer um de nós. 
Mas, outra questão faz prova da incompetência de quem nos governa. A ambulância levou a pobre senhora para esse hospital. Ora, não podia (… devia) antecipadamente saber que este não tinha capacidade?! Não nos peçam compreensão! 
Morrer por incompetência de quem tem o dever de assegurar a nossa Saúde, às portas de um hospital, é muito preocupante. É frustrante! Deixa-nos sem confiança nos sistemas de serviços públicos. 
A senhora ministra demitiu-se. Raras vezes vemos os governantes assumirem as consequências de coisas graves que se passam sob a sua gestão. Decisão decente. Oxalá valha para alertar para a gravidade destes preocupantes acontecimentos.

 
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024