Em
Correio de Azeméis

7 Mar 2023

“Não sei votar”

Bilhete Postal

“Não votei ainda. Quando são eleições e para quê?” O jovem de dezanove anos explicou porque não sabia em que eleições se vota. Deu uma opinião que merece ser escutada. “No secundário deviam explicar-nos o que são eleições e para quê”.

O jovem afirmou que devia haver essa matéria de estudo em alguma disciplina, que preparasse um jovem para votar. “Chegamos à idade de votar e não sabemos como conhecer os candidatos, os programas, onde devemos buscar informação que seja séria”. 
A conversa permitiu concluir que “não me sinto preparado para votar, pois não sei as consequências da minha escolha”. Isto é, o jovem dizia que não queria comprar qualquer ilusão, queria escolher em consciência. 
Notável! A nossa juventude tem consciência que ninguém a prepara para que possam exercer o seu direito cívico de escolher os nossos governantes. Provavelmente, muitos fazem como este jovem: não sabem escolher e para que não escolham errado, preferem não votar. Aliás, nem sequer a escola os ensina a saber a que eleições vão ser chamados a votar e qual o propósito  de cada uma. 
No decorrer da conversa percebeu-se que muitos jovens se sentem iletrados para as matérias políticas. Sentem que o país deposita neles a responsabilidade de escolher o destino de todos  sem lhes dar conhecimentos mínimos para votarem.
Devíamos discutir se estamos a preparar os nossos jovens para assumirem conscientemente as responsabilidades de serem cidadãos, com direitos e deveres cívicos, como o de votar aos dezoito anos. 
   * jornalista, presidente da  
Associação Nacional da Imprensa Reginal
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
16 anos de Família McDonald's de São João da Madeira
18/07/2024
Campeões da UDO recebidos pela câmara municipal
18/07/2024
Pinheiro da Bemposta ganhou nova superfície comercial
18/07/2024
Homem ferido em colisão entre bicicleta e automóvel
18/07/2024
Homem ferido em acidente nas obras da Linha do Vouga
18/07/2024
Avenida João Pinto Bessa (Cucujães) vai ser requalificada
18/07/2024
Oliveirense jogou o terceiro amigável desta pré-época
17/07/2024
Estádio do Mergulhão vai ser casa do C. Albergaria
17/07/2024