No Centenário do nascimento do Padre Manuel Marques Vaz, de Loureiro, ex pároco de Mafamude

Samuel de Bastos Oliveira

Samuel Bastos Oliveira*

Foi em 29 de Agosto de 1923 que no lugar da Póvoa da freguesia de Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis, nasceu Manuel Marques Vaz, filho de José Joaquim Vaz e de Maria Emília Vaz e neto materno de António Francisco de Andrade e Emília Maria da Conceição e neto paterno de António Dias Neto e de Maria Emília Vaz; foi baptizado na igreja paroquial de S.João Baptista de Loureiro, a 9 de Setembro do mesmo ano, sendo padrinho Manuel Marques de Andrade, solteiro, e madrinha Rosalina Maria da Conceição, solteira, ambos do lugar de Pereira.
Tendo feito a instrução primária na sua terra natal, frequentou os seminários da Diocese do Porto onde concluiu o Curso Teleológico em Junho de 1946. No ano escolar de 1946/47, foi prefeito e professor no Seminário de Vilar, Porto, e vivia na Torre da Marca, residência episcopal.

Foi ordenado de presbítero, em o1 de Janeiro de 1947. Tendo sido surpreendido pela morte do irmão mais novo (dos dez filhos do casal, sendo Manuel Marques Vaz o sétimo). 
O Padre Marques Vaz foi celebrar a sua Missa Nova na capelinha das Aparições de Fátima, a 4 de Janeiro de 1947 e, a 6 de janeiro, celebrou missa, pela primeira vez, na igreja da sua terra natal.
De Novembro de 1947 a Abril de 1950, o Padre Marques Vaz paroquiou as freguesias de Sanche e de S.João Baptista de Várzea, do concelho de Amarante. Nesta última freguesia, promoveu a realização de um leilão de ofertas para aquisição dum sino novo para a igreja.
De 7 de Maio de 1950 até 25 de Dezembro de 1954, paroquiou a freguesia de S.Martinho de Travanca, do Concelho de Oliveira de Azeméis, deixando memória de sacerdote digno e zeloso.
Em 1955 foi nomeado pároco da freguesia de Lever, do Concelho de Vila Nova de Gaia, onde construiu um bairro para pobres em colaboração com a obra do Gaiato. 
Em Novembro de 1964, o Padre Marques Vaz começou a paroquiar a freguesia de Mafamude, Vila Nova de Gaia, que serviu até Agosto de 1993, durante 29 anos.
Além de pároco foi Vigário da Vara da 1ªVigararia da Região/Pastoral do Porto Aro-Sul e capelão do Hospital Central de Vila Nova De Gaia. Realizou uma grande remodelação da igreja paroquial e ampliou o coro e o salão da catequese. Foi o principal impulsionador da construção duma torre sineira (simétrica à existente) dotada de carrilhão, mas o seu sonho era a construção dum Centro Social, com Centro do Dia para idosos, Infantário e um auditório e para tal conseguiu a doação de terreno e o projecto.
Após longa doença, faleceu em Mafamude, a 29 de Agosto (no mesmo dia e mês do seu nascimento) de 1993, data em que completava 70 anos de idade.
O Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D.Gilberto Canavarro, presidiu às cerimónias fúnebres, em que participaram meia centena de párocos e muitos fiéis da paróquia de Mafamude e amigos de várias partes do País. 
Pelas 16 horas, o féretro saiu da igreja de Mafamude a caminho de Loureiro onde o Padre Manuel Marques Vaz foi a sepultar, por vontade expressa do falecido, no cemitério local, na campa de seus pais e irmãos.
Foi um sacerdote simples e digno que serviu com muita dedicação o povo de Deus e prestigiou a sua terra natal e o concelho de Oliveira de Azeméis. À nossa homenagem.
* Colaborador

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Abílio Guimarães apresentou ‘Memórias do Nosso Tempo’ em S.Roque
22/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 22 de março
22/03/2025
A Escola Livre de Azeméis está na final da WSE CUP
22/03/2025
Cerca de 100 participantes no primeiro torneio de futebol da Comissão de Festas de Santa Marinha de Palmaz
22/03/2025
Novos órgãos sociais da JSD de Oliveira de Azeméis já tomaram posse
22/03/2025
Oliveirense derrotada em amigável em casa de clube da I Liga
21/03/2025
"Favoritos? São jogos de 50 por cento para cada lado"
21/03/2025
Projeto de transformação das antigas instalações da Garagem Justino divulgado com apresentação interativa
21/03/2025