14 Jul 2022
Pindelo Nogueira do Cravo Freguesias
Na festa das coletividades
A ‘Festa das Coletividades’ regressou à União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo. Tendo sido escolhida a freguesia de Pindelo para ser o palco que recebeu esta enorme festa do associativismo, entre os dias 08, 09 e 10 de julho.
Com diferentes atividades desenvolvidas ao longo dos três dias, foram cerca de 10 as coletividades presentes das duas freguesias da união. Toda a festa e animação esteve localizada no largo da igreja velha, em Pindelo.
O presidente da união de freguesias, Gaspar Almeida, falou ao Correio de Azeméis, sobre o regresso de um dos eventos mais aguardado por todas as coletividades. “É um evento que realizamos com muito gosto, que vem a seguir a um período de paragem forçada de dois anos, esse tempo na vida associativa deixa marcas. Isto para nós além do convívio, é a oportunidade de também avaliar o estado em que se encontram as associações e para lhes dar um impulso de poderem recomeçar com mais força. Não estão cá as associações todas da união como pretendíamos, mas ainda assim está muito bem representado, e sentimo-nos satisfeitos por ver que da parte da população também há uma grande adesão”, disse em declarações ao Correio de Azeméis.
Além da gastronomia tradicional apresentada pelas diferentes associações, a animação musical decorreu ao longo dos três dias com vários grupos das freguesias a assegurarem a festa.
“Este regresso é muito bom por parte da camaradagem das pessoas. Todos diziam que bom é voltar a ver estas pessoas e este ambiente. Este é um dos eventos que nos traz algum dinheiro para pagar as nossas despesas, e além disso é muito importante termos o feedback positivo por parte de todos.”
Paula Costa, Chefe e tesoureira do Agrupamento 534 dos Escuteiros de Nogueira do Cravo
“Correu tudo bastante bem, a afluência das pessoas de ambas as freguesias foi muito boa, não só para nós, mas no geral. Ou seja, está a correr melhor do que o planeado.”
Daniel Pinho, presidente do grupo Fraternidade Nuno Álvares do Núcleo São Cristóvão de Nog. do Cravo
“Nós aqui temos o companheirismo e o convívio entre os participantes o que é agradável de ver, tem sido muito bom esta partilha de ajuda e companheirismo entre todos.”
Roberto Sá, secretário do grupo Fraternidade Nuno Álvares do Núcleo São Cristóvão de Nog. do Cravo“Está a correr melhor do que aquilo que pensávamos, de ontem para hoje não sobrou nada, temos de pedir aos vizinhos para emprestar cerveja. Este evento ajuda-nos muito para depois fazermos a nossa festa em agosto.”
Paula Pinho, vice-presidente da Comissão de Festas de São Lourenço de Pindelo
“Quero agradecer a todas pessoas que nos vieram ajudar, este trabalho não seria possível sem eles. Tenho de agradecer a todos os colegas do meu grupo e outras pessoas que já nos ajudaram muito. O calor tem sido o mais complicado de suportar, mas tem corrido tudo muito bem.”
Rosa Cruz, presidente do Grupo de Carnaval de Pindelo Cruz e Cruz
“Nós estávamos um pouco receosos, porque estávamos com dúvidas relativamente à adesão das pessoas, mas foi muito positivo. Conseguimos realizar algumas verbas para colmatar algumas necessidades da Escola Maria Godinho, do JI do Largo da Feira e do JI de Nogueira do Cravo. Este ano fizemos uma parceria com as três escolas juntas, onde as receitas são dividas por três e assim podemos dar o melhor aos nossos meninos.”
Ricardo Rocha, representante dos pais da Escola Maria Godinho, juntamente com JI’s de Nog. do Cravo
“Para nós é uma gratificação muito grande estramos presentes novamente nas ‘Festas das Coletividades’, nós como estamos a organizar a festa em Nogueira do Cravo, precisamos de angariar algum dinheiro para o evento e é uma mais valia estarmos aqui.”
Ricardo Sá, tesoureiro da Comissão de Festas de Nog. do Cravo