Noite de folclore será internacional

Concelho

Mário Cunha do Cravos & Rosas

> Cravos e Rosas organiza iniciativa com grupos nacionais e internacionais

Rancho de Ul acolhe seis grupos no sábado, 9 de agosto, no palco das Festas de La Salette

O Rancho Folclórico Cravos e Rosas da freguesia de UL organiza, no dia 9 de agosto, a Noite de Folclore inserida nas Festas de Nossa Senhora de La Salette. Com seis grupos convidados, entre os quais dois internacionais, da Alemanha e da Irlanda, o evento começa às 21h30 no Parque La Salette. Ao longo da semana, o rancho estará ainda envolvido no desfile do OZ Folk Art, no domingo anterior, e mantém uma tasquinha aberta com sabores regionais.

UM FESTIVAL QUE HONRA O PÚBLICO. “O nosso festival realiza-se no sábado, 9 de agosto, a partir das 21h30, no Parque La Salette. Iremo+s abrir o festival e, depois, entregamos as rédeas ao grupo de São Miguel das Azagães, que traz os grupos internacionais que convidou para o seu festival. A ordem de atuação está no cartaz.”
Mário Cunha, presidente do Conselho Fiscal do rancho

GRUPOS FEDERADOS E DE QUALIDADE. “Nós tentámos trazer grupos de várias regiões e com qualidade. Procurámos sempre grupos da Federação do Folclore Português, da qual somos membros aderentes. Vamos ter os Cravos e Rosas, claro, o grupo de Sargaceiros da Casa do Povo da Apúlia, de Braga, o grupo de Crastovães (Águeda), o grupo de São Miguel de Azagães, e dois grupos internacionais: um da Alemanha, outro da Irlanda, a Irish Folk Company.”

PENSADO COM RIGOR. “Queremos primar pelo rigor do trajar, do cantar, do tocar, de forma que seja, de facto, um festival de folclore que vá ao encontro das expectativas de todos. O grupo de Sargaceiros, por exemplo, dança com saias e está muito ligado ao mar. São tradições que queremos valorizar.”

FOLK ART TRAZ O FOLCLORE PARA JUNTO DAS PESSOAS. “Vamos fazer tal e qual como se fazia antigamente. Vamos a pé até ao parque, dançar, cantar e interagir com o público. Cada grupo apresentará uma ou duas danças, e será um momento de grande proximidade com as pessoas.”

ENSINAR E TAMBÉM APRENDER. “Vamos puxar o público para a nossa beira, criar pequenos núcleos com os nossos elementos e ensinar como se dança em Portugal, na Alemanha, na Irlanda. Queremos ensinar, mas também aprender. E isso torna o momento ainda mais rico.”

SEMANA SEM DESCANSO. “O grupo foi convidado pela Comissão de Festas pelo terceiro ano consecutivo. Vamos lá estar de 4 a 11 de agosto com a nossa tasquinha. Teremos arroz de feijão com rojões, bifanas, moelas, pataniscas, bolinhos de bacalhau, tábua de petiscos, bebidas frescas… 

UMA AJUDA PARA A VIDA DA ASSOCIAÇÃO. “É um orgulho enorme estarmos integrados na festa. Estes dias ajudam-nos a angariar fundos e a manter a nossa atividade durante o resto do ano. Entre seis a dez pessoas estarão diariamente a trabalhar na tasquinha, por turnos. Queremos que não seja cansativo e que no fim possamos dizer que valeu a pena.”

“VENHAM VER O QUE O FOLCLORE TEM DE MELHOR”. “O convite está feito, participem, durante a semana passem pela nossa tasquinha. E no sábado, 9 de agosto, às 21h30, temos a grande noite de folclore.”

 

 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Fogo destrói por completo habitação em Ossela
4/12/2025
Alunos do primeiro ciclo plantam o futuro no âmbito do projeto 'Renascer Azeméis'
4/12/2025
Ossela une-se para iluminar o espírito natalício
4/12/2025
Família organiza buscas pela idosa na manhã do próximo domingo
3/12/2025
Família reforça apelo por idosa desaparecida há uma semana do Hospital da Feira
3/12/2025
LightParade vai levar magia de Natal iluminada às ruas de São Martinho da Gândara
3/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025
Oliveirense joga em Paço de Arcos para a Taça de Portugal
2/12/2025