Destaques Futebol Desporto União Desportiva Oliveirense
> Com a derrota na receção ao Fafe, a Oliveirense caiu para o 3.º lugar
Na receção ao Fafe, a Oliveirense somou o terceiro jogo consecutivo sem vencer — e a segunda derrota seguida em casa — numa partida em que deu a volta ao marcador, mas a expulsão do estreante Lessinho complicou a tarefa da equipa de Fábio Pereira, que viu os visitantes carimbar a vitória já nos descontos.
O Fafe entrou no jogo praticamente a ganhar com um golo de Pedro Matos (4’). Obrigada a correr atrás do prejuízo, a Oliveirense revelava dificuldades para furar a defesa do Fafe. Aos 23’ Luizinho cabeceou com perigo, mas Rui Nibra ‘voou’ para negar o empate. A partir daqui, a equipa da casa equilibrou e ameaçou mais vezes a baliza contrária. A pressão da Oliveirense acabou por resultar: Duarte Duarte recebeu a bola à entrada da área, deixou um adversário para trás antes de rematar para o fundo das redes.
Já na segunda parte, a Oliveirense virou o marcador com Raniel a rmarcar após remate de Lessinho ao poste. Aos 62’, Lessinho deixou a Oliveirense em inferioridade numérica (dois cartões amarelos em oito minutos) e a partir daqui o jogo mudou de sentido. A Oliveirense recuou no terreno, o Fafe dominou a etapa final e acabou por garantir o triunfo com dois golos de Zé Oliveira (71’ e 90’+1’) quase tirados a papel químico em lances em que a passividade da defesa da casa foi evidente: livres marcados na esquerda, o primeiro por João Santos e o segundo por Landinho, e Zé Oliveira a marcar no mesmo sítio.
Ana Catelas
Oliveirense, 2
Fafe, 3
Oliveirense: Nuno Silva; Gonçalo Pimenta, João Faria, Raniel (Simão Fernandes, 76’, Bruno Sousa (Filipe Maio, 85’); Filipe Alves, Vítor Pisco (João Paredes, 76’), Duarte Duarte (Simão Fernandes, 76’); Jaiminho, Lessinho e Luizinho (Marcelo Marques, 85’). Treinador: Fábio Pereira.
Fafe: Rui Nibra; Carlos Freitas, Bem Zagre, Zé Oliveira, Carlos Tovar; Landinho, Didi, João Castro (Nuno Silva, 81’); João Santos (Gabi, 89’), Pedro Matos e Rui Areias.
Treinador: João Pedro Coelho.
Estádio Carlos Osório, em O. de Azeméis.
Árbitro: Marco Cruz (AF Porto).
Cartão amarelo: João Faria (9’), Bem Zagre (31’), Raniel (45’), Filipe Alves (49’), Lessinho (54’ e 62’), Pedro Matos (63’), Rui Areias (75’), Didi (87’). Cartão vermelho: Lessinho (62’, a.a.). Marcadores: Pedro Matos (4’), Duarte Duarte (43’), Raniel (60’), Zé Oliveira (72’ e 90’+2’)
> Fábio Pereira após jogo com o fafe
“Disse tudo ao árbitro e isso custou-me a expulsão”
Após o apito final do encontro com o Fafe, os protestos dos homens da Oliveirense junto da equipa de arbitragem foram evidentes. Na conferência de imprensa, Fábio Pereira, embora reconhecendo que os dois cartões amarelos que valeram a expulsão de Lessinho foram “bem mostrados”, teceu duras críticas à atuação do árbitro e falou de “grandes dualidades de critérios”. “Qualquer falta de um jogador da Oliveirense é cartão amarelo e custa muito dar cartões aos nossos adversários. Nos últimos cinco jogos acabámos três com menos um jogador”, recordou o treinador da Oliveirense, acrescentando que “também há muitas dificuldades em marcar um penálti a nosso favor”. Frente ao Fafe, Fábio Pereira queixou-se de duas faltas não assinaladas dentro da área adversária, uma sobre Jaiminho, ainda na primeira parte, e outra sobre Paredes já nos descontos. “No final, disse tudo o que tinha para dizer ao árbitro e isso custou-me a expulsão, mas é demasiado evidente o lance”, defendeu o técnico, continuando: “Estamos a chegar à fase decisiva do campeonato e quando devia estar a ser uma festa esta Liga 3, infelizmente temos senhores destes que aparecem aqui para apitar e nos prejudicam claramente. Hoje foi uma coisa escandalosa”, concluiu o treinador.
Ana Catelas