O Núcleo de Atletismo de Cucujães celebrou, no dia 15 de maio, o seu 49º aniversário. A celebração foi festejada num jantar comemorativo, no qual foram reconhecidos os atletas e praticantes das diversas modalidades.
O 49º aniversário do NAC foi celebrado num jantar comemorativo, onde os atletas foram reconhecidos e levaram para casa um selo de distinção pelo trabalho e dedicação desempenhados.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Joaquim Gregório, assumiu que “tem sido uma luta diária” para fazer com que o NAC continue a evoluir. António Pinho, fundador do NAC em 1976, foi relembrado pelo presidente, que reforçou a sua importância ao longo destes anos: “Eu acho que o António projetou o passado, o presente e o futuro.” A nível do futuro, Joaquim Gregório adiantou que ainda existem planos por concretizar como a inauguração da sede do NAC, acreditando que este ano o museu do atletismo vai ficar finalmente pronto.
O presidente da câmara também esteve presente na celebração e fez questão de afirmar que, o NAC “é uma coletividade, que é uma referência no desporto e na cultura, não só na freguesia de Cucujães, mas também no nosso concelho.”
Considerando que o NAC tem obtido feitos desportivos constantes, sendo uma das referências a nível distrital e nacional, Joaquim Jorge reconheceu que é graças a este desenvolvimento que, “os jovens têm oportunidade de praticar desporto, de aceder à cultura, de se valorizarem e de se relacionarem”, algo imprescindível para “desviar comportamentos desviantes”.
O NAC conta com cerca de 80 jovens no atletismo. "Este ano o atletismo tem vindo a evoluir razoavelmente e os jovens serão uma grande aposta para o futuro. Relativamente a outras áreas, algumas modalidades estiveram mais paradas, porém, estão a regressar, como é o exemplo, do xadrez", destacou ainda Joaquim Gregório.
"O NAC enriquece os miúdos, tira-os de caminhos que, porventura, não seriam os melhores se não fossem acompanhados, se não lhes dessem atenção, se não os integrassem de forma saudável no centro das atenções, porque eles também precisam das atenções e, portanto, para mim isso é importantíssimo, haver estes núcleos, estas associações que protejam os jovens das terras. E aqui em Cucujães, o NAC, tem muitos miúdos e muitos jovens atletas de muitas modalidades”.
Orlanda Bastos, presidente da assembleia de Cucujães
“O NAC está ligado, de uma forma muito forte, à história do atletismo de Aveiro, e é através do António Pinho, através de todas as pessoas que depois o António Pinho acabou por captar para este clube de Cucujães, que estão ligados não só à história do clube, como à história do atletismo de Aveiro. mas o que eu queria destacar é aquilo que o NAC está a fazer neste momento. Se forem ao centro de treinos do NAC, que é algo que é importante, o NAC é o único clube do distrito que tem um centro de treinos, o centro de treinos António Pinho. Neste momento o NAC tem muitos jovens miudinhos, com 6, 7 anos, a treinar. É importante começar-se a captar já talentos desde esta idade. O NAC é campeão de veteranos de Aveiro já há uma série de anos seguidos.”
Nelson Pais,
vice-presidente da Associação de Atletismo de Aveiro
“Sinto-me muito feliz, porque comecei nisto muito pequenina e agora olho para trás e percebo o percurso tão grande que eu fiz e que vou continuar a fazer por muitos anos e que isto continua a grande família que era antes".
Eva Gonçalves,
atleta do NAC
“Treino para as provas, para objetivos, apuramentos, há outra coisa, responsabilidade. Temos responsabilidade nas provas, mexe muito comigo.”
Fernando Lima, Atleta NAC