“Nunca desistam dos vossos sonhos”

Destaques Concelho

Nuno Filipe venceu cancro no estômago

Nuno Filipe, fisiculturista, natural de Oliveira de Azeméis, encontrou no desporto a sua salvação para um cancro no estômago que teve recentemente. Uma verdadeira história de superação, contada na primeira pessoa à Azeméis TV/FM. Com 35 anos, Nuno descobriu que tinha um tumor com 32 anos e decidiu dar uma volta de 360 graus na sua vida, quando encontrou na musculação uma inspiração para enfrentar os seus problemas. Venceu o cancro e agora quer ser profissional no mundo da musculação.

O tumor no estômago 
“Descobri que tinha o cancro em 2019, vomitava constantemente e fui ao hospital fazer o TAC e descobriram que tinha um tumor no estômago bastante avançado. Foi muito complicado, porque também vi a minha mãe a passar por dois tumores, um no peito e outro no útero, que felizmente correu tudo bem. Portanto, toda esta situação conjugada de ver a minha mãe e depois eu passar também pelo mesmo processo não foi fácil. Este é um problema hereditário, 50% foi genética e tornou-se mais difícil por isso.”

Uma história de verdadeira superação 
“Quando recebi a notícia foi difícil conciliar todo o processo, passei por uma depressão, fiquei sem trabalho, ver a situação da minha mãe, tudo junto foi complicado. Até que comecei a perceber que estava nas minhas mãos mudar, e que podia mudar a minha vida para melhor. Sempre tive o bichinho de fazer musculação, pesava na altura 100 quilos e sentia-me muito ofegante e cansado. Comecei então a praticar musculação, os resultados começaram a aparecer e percebi que podia ir mais à frente. Mostrar às outras pessoas, que apesar do problema que tive, não era um impedimento futuro e provar que somos capazes de tudo e ir atrás dos nossos sonhos. Este é o meu caminho e tenho certezas disso.”

O início difícil 
“Quando comecei ainda fazia tratamentos diários. Fui indo devagarinho, treinava apenas meia hora e intercalava entre dias. Fui progredindo e tentando sempre melhorar. Houve médicos que me disseram que eu não ia conseguir fazer desporto, porque como retirei 50% do estômago isso ia-me debilitar um pouco, foi outro obstáculo, mas com ajuda nutricional, consegui lá chegar.”

A primeira competição e a homenagem
“Sou um bocado tímido e estar a ser observado por tantas pessoas foi difícil (risos). Mas, depois de receber a medalha da homenagem, foi uma coisa que não estava de todo à espera. Foi bonito, todos os atletas me deram os parabéns. Apenas tendo ficando em quinto lugar de 10 atletas, foi como se tivesse ficado em primeiro lugar, porque para chegar onde cheguei não foi fácil. (…) Para primeira competição atingi o meu objetivo, estava à espera de ficar em pior posição, correu bem e fico contente para ir para a próxima competição.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
Rua dos Combatentes inaugurada
5/07/2025
20 anos de dedicação à Oliveirense
4/07/2025
Farmácia Santiago, onde a proximidade é um pilar
4/07/2025
CCClínica, a “Casa dos Sonhos no Colo”
4/07/2025
Ensaio para o 1ºEncontro de Concertinas de Travanca: “Cada vez mais devemos honrar as nossas tradições"
4/07/2025
Ensaio para o 1ºEncontro de Concertinas de Travanca: “Cada vez mais devemos honrar as nossas tradições"
4/07/2025
Festas de Cesar já começaram
4/07/2025
Oliveirense SAD tem novo presidente
4/07/2025