16 Apr 2025
Reuniões de Cãmara e Assembleia Municipal Oliveira de Azeméis
>DE ACORDO COM A 3.ª EDIÇÃO DO MAPA DE AÇÃO CLIMÁTICA MUNICIPAL
De acordo com a 3.ª edição do Mapa de Ação Climática Municipal, divulgado pela consultora Get2C, mais de metade dos municípios portugueses não implementaram o Plano Municipal de Ação Climática (PMAC). Oliveira de Azeméis é um deles.
Foi durante a última reunião de câmara que o vereador do PSD, José Campos, chamou à atenção sobre estes dados, que davam conta de que “mais de metade dos municípios portugueses não têm ainda Plano de Ação Climática, sendo que, [os mesmos] deveriam ter sido criados até fevereiro de 2024”, tendo questionado o porquê do município oliveirense não o ter feito.
Em resposta, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge, começou por referir que “temos um plano que já foi estabelecido há vários anos. Um plano de ação e de combate às alterações climáticas.” O edil oliveirense prosseguiu referindo que “nós[municípios] temos obviamente um conjunto de ações que concorrem para este desígnio estratégico que todos temos, de descarbonizar as cidades. Esse é o grande objetivo dos municípios.”
O presidente da Câmara Municipal destacou, no entanto, que o Município vai adaptar o documento “que está feito há vários anos e que não é mais que um plano estratégico de combate”.
Os municípios estavam obrigados, pela Lei de Bases do Clima, de 2021, a implementarem este plano.