O bebé vai chegar, como NÓS ficamos?

Catarina Gomes

> Catarina Gomes

A sociedade ainda não antecipa a necessidade do casal, na preparação para o parto, para as mudanças que podem acontecer na relação.
É importante haver consonância, terem o mesmo conhecimento, conseguirem estar em sintonia quanto a estas mudanças e estarem os dois preparados para introduzirem novas rotinas. 
Algo é certo, não sabemos como vamos ser, como pessoas, como pais, que características nossas vão estar mais evidentes, e do outro também. Logo, à partida, esta necessidade constante de reajuste vai sempre acontecer. 
O que pode facilitar? Partilha, muita partilha entre os dois. As decisões tomadas a dois e estarem conscientes do que querem para o vosso filho e para a vossa dinâmica. Pedir ajuda, e potenciar o sentimento de realidade partilhada.
Isto vai minimizar as influências externas (os famosos bitaites) que podem surgir, e, apesar de cansativo, pode tornar o casal mais forte. 
No processo de reajuste na dinâmica de casal, é importante não descurar as necessidades individuais de cada um. Elas não deixam de existir. Podem-se evidenciar de outra forma, mas estão lá. O se desligarem das suas necessidades individuais, quer o pai e a mãe, vai ter impacto na forma como estão, individualmente, em casal e em família.
Eu sei que parece mais uma coisa para fazermos no pouco tempo que temos, mas podem ser pequenas coisas no nosso dia-a-dia: tomar um café enquanto o bebé/criança dorme; ir dar a volta ao quarteirão quando o pai chega a casa; ou ter um momento na hora do almoço.
Aqui é importante perceber que temos que ir começando devagarinho, introduzindo as coisas pouco a pouco. E muita flexibilidade, porque podemos satisfazer a mesma necessidade de formas diferentes.
É possível haver mais leveza nesta fase, e é um caminho, é algo que vai estar presente nas diferentes fases da própria criança.


Catarina Gomes, Psicóloga, Terapeuta Familiar e de Casal 
(catarinagomesterapeuta@gmail.com)
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026