28 Jan 2026
Destaques Freguesias Concelho Ul
Bruno Gonçalves, Rui Costa, Ricardo Choupeiro e José Silva compõem, juntamente com João Pinto (não pôde estar presente nos estúdios da Azeméis TV), a comissão de festas da Nossa Senhora das Candeias e São Brás
> Os rostos do entusiasmo
Organizar uma das romarias com maior notoriedade da região exige uma entrega que, em Ul, se traduz na união entre a devoção e o compromisso social. A Comissão de Festas de 2026, que cumpre agora o seu terceiro ano de mandato, apresenta um cartaz que, nas palavras dos seus responsáveis, honra a tradição e orgulha os ulenses.
Este grupo de trabalho tem conseguido criar uma dinâmica que extravasa o momento da festa, transformando-se num movimento social que mobiliza a comunidade ao longo de todo o ano. Através de um esforço que envolve dezenas de empresas e o apoio incondicional da população, Ul prepara-se para receber milhares de visitantes, reafirmando-se como um polo de atração onde o brio e o bairrismo são o motor de um cartaz de dimensão nacional.
Com artistas de renome como José Malhoa e Zé Amaro, a festa promete lotação esgotada, consolidando Ul como o grande ex-líbris cultural da União de Freguesias e do concelho de Oliveira de Azeméis.
O segredo para o crescimento exponencial das festividades em Honra de Nossa Senhora das Candeias e São Brás reside no equilíbrio entre a preservação da identidade local e a coragem de apostar em grandes nomes da música portuguesa.
Um esforço coletivo.
A Comissão sublinha que não "faz" a festa sozinha, mas sim organiza o esforço coletivo de todos aqueles que contribuem através de iniciativas, do peditório e de patrocínios de dezenas de empresas locais. Pela primeira vez na freguesia, artistas como José Malhoa (sexta-feira, 30 de janeiro) e Zé Amaro (sábado, 31 de janeiro) prometem atrair multidões, algo que já se reflete na adesão considerável medida através das redes sociais. Para acolher este público, a Comissão investiu numa tenda de maiores dimensões, garantindo o conforto necessário mesmo que as condições climatéricas desafiem o evento.
Este sucesso é o culminar de um ciclo iniciado há três anos, que trouxe a Ul uma nova energia e a capacidade de atrair não só os habitantes locais, mas também visitantes de outros concelhos que vêm em busca da mística de uma terra onde a "festa do pão" e das padeiras continua a ser o grande cartão de visita.
Qualidade e Património.
Para além do entretenimento, existe uma preocupação profunda com a vertente social e o envolvimento das diferentes gerações. A Comissão promove atividades constantes, como jantares e iniciativas comunitárias (destacando-se uma recente feijoada com 120 refeições servidas) que servem para agregar a população e garantir que as tradições se transmitem aos mais jovens. Este brio ulense, que os mais velhos recordam das antigas excursões e da enorme adesão de outrora, está agora a ser recuperado com uma roupagem moderna.
A presença de instituições como a Banda de Música de Santiago de Riba-Ul, a mais antiga em atividade, e os grupos folclóricos locais, reforça este compromisso com a qualidade e com o património cultural. A solenidade religiosa, ponto alto das festividades, contará com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, Sr. D. Roberto, presidindo às celebrações de segunda-feira, dia 3 de fevereiro, o dia dedicado ao padroeiro São Brás.
A organização e o suporte da comunidade
"Esta já é uma comissão com o terceiro ano que fazemos estas festas e conseguimos este ano ter um cartaz que honra a tradição, acima de tudo, e que orgulha os ulenses. Já começamos a trabalhar há bastantes meses e com o apoio de toda a comunidade, das várias dezenas de empresas que se associam à nossa festa, ora de forma pública, como se pode ver nos cartazes, ora de forma mais privada, e com todas as iniciativas que fazemos ao longo do ano, conseguimos aqui criar uma dinâmica que nos permite trazer dois artistas que dispensam apresentações. Nós costumamos muito dizer que nós não fazemos a festa, nós só organizamos a festa; ela é feita por todos aqueles que contribuem, ora através do peditório, ora através das várias iniciativas. As coisas só se fazem com a vontade e com a ajuda de várias pessoas e de uma comunidade que se une e que tem uma grande devoção."
O brio, a tradição do pão e o bairrismo de Ul
"Toda a gente que cresceu em Ul sabe aquilo que significa o São Brás para a nossa freguesia. Ouvimos muitas vezes os mais velhos dizerem que havia muitas excursões, vinha muita gente de fora. É a festa do pão também, é a festa das padeiras; há muita gente ainda hoje que vem de fora nestes dias ou neste fim de semana em particular para vir buscar pão. Há uma tradição associada a esta festa e as pessoas ficam satisfeitas e apoiam-nos porque reconhecem que damos o nosso melhor.”
“Temos vontade de honrar a tradição”
Apesar de sermos apenas uma peça na engrenagem, temos esta vontade de fazer e de honrar a tradição e de colocar aquilo que é uma devoção e algo que é muito querido aos ulenses no patamar que cremos que já é bastante bom. O orgulho, o brio e o bairrismo das pessoas de Ul fazem a diferença e explicam como se consegue ter aqui um cartaz de uma dimensão invejável."
O cartaz, o impacto social e o convite ao mundo
"Aquilo que esta comissão dá é, acima de tudo, esta vertente social. A festa é o culminar daquilo que nós queremos fazer a nível social com todas as atividades e iniciativas que estamos a realizar para juntar a população e agregar diferentes gerações. Este ano as escolhas recaíram sobre o José Malhoa e o Zé Amaro porque são artistas reconhecidíssimos que também já tinham ouvido falar das festas em Ul. Já notamos uma adesão considerável nas redes sociais e esperamos que São Pedro ajude a proporcionar a melhor festa possível.
“Queremos que as pessoas venham”
“Queremos que as pessoas venham, que nos visitem e que vivam um bocadinho o espírito das nossas festividades. A segunda-feira, dia 3, o Dia de São Brás, contará novamente com o Sr. D. Roberto, Bispo Auxiliar do Porto, a presidir às celebrações, e convidamos todos, ulenses e pessoas de fora, a estarem connosco."
Festas de Ul chegam a canal nacional elevando tradições locais
Ricardo Choupeiro, presidente da comissão de festas da Nossa Sra. das Candeias e de S. Brás, esteve presente no programa ‘Praça da Alegria’, da RTP1, esta segunda-feira, 26 de janeiro, onde falou sobre a comissão e as tradições da festa, que reúne estes dois padroeiros.
Estiveram também presentes as padeiras de Ul a mostrar como são feitas as padinhas de Ul.
O Grupo de rancho folclórico 'Rosas e Cravos' fez uma pequena atuação, mostrando os cantares e costumes da terra.
Esta participação no programa matinal, 'Praça da Alegria', foi uma oportunidade para os jovens mostrarem que é possível manter tradições centenárias.
Ricardo Choupeiro, presidente da comissão de festas da Nossa Sra. das Candeias e de S. Brás na RTP1