Em
Correio de Azeméis

21 Feb 2022

“O concelho do ponto vista industrial é um falhanço total”

Destaques Entrevistas - ADN Oliveirense com Helena Terra Concelho

MÁRIO REBELO CONVIDADO DO PROGRAMA ‘ADN OLIVEIRENSE’ DA AZEMÉIS TV/FM

Oliveirense de gema, residente em São Roque, Mário Rebelo, gerente do grupo Macrogroup, foi o convidado de Helena Terra no programa ‘ADN Oliveirense’. Este é um ADN empreendedor que há mais de 30 anos criou a primeira empresa deste grupo, que se dedica à engenharia, produção de moldes e injeção de matérias plásticas.
Mário Rebelo expõe vários dos problemas que hoje enfrenta, tendo sido obrigado a investir no concelho vizinho, em Santa Maria da Feira, porque em Oliveira de Azeméis não encontrou as condições necessárias.

A inovação tecnológica
“Nós procuramos dar capacidades diferentes e melhores (…) temos a decorrer um projeto com a Universidade de Aveiro, uma nova técnica de timbrar por laser micro-trabalhos. Estamos neste momento a instalar a maior impressora do país. Uma impressora que consegue gerar peças de metal de qualquer dimensão. Estamos a instalar no país meios que apenas alguns países desenvolvidos têm.”

Três gerações da mesma família
“Neste momento tenho uma família (a trabalhar na empresa) que é o pai, a filha e o neto. O senhor já está reformado, mas tem o gosto pelo trabalho. Eu procuro sempre um ambiente de trabalho, que premeia quem colabora com a empresa, se esforça pela empresa”.

Repensar o ensino 
“É lamentável que os jovens entrem para a escola com 5/6 anos, terminam os estudos ao fim de 12/15 anos, e não recebem uma preparação que não é académica. Falta preparação intelectual, social, mental, para que, quando saem da escola, saibam onde ir procurar e como procurar conhecimento.” 

Falta mão de obra com qualidade 
“Os bons emigram. Os nossos recursos atingiram tais valores que tivemos de criar condições económicas para sobreviver, mas qualquer dia não temos ninguém de valor. (…) Tenho entrevistado muitos candidatos com o 12º ano e a conclusão que chego é que são analfabetos. Não sabem fazer nem explicar nada prático, portanto, a escola não está a cumprir com os seus objetivos. É necessário redesenhar a nossa preparação escolar”.

O que é o empresário 
“A visão tem de ser capaz de ver além daquilo que se vê. Eu procuro ver para além daquilo que é visível. Temos de criar aquilo que ninguém criou. O ser empresário é isso, criar riqueza, canalizando as capacidades das pessoas para um objetivo comum. Fazer uma obra que antes de eu a fazer ninguém a fazia.” 

É preciso investir na cultura 
“Oliveira de Azeméis está a morrer porque não foi capaz de canalizar espetáculos, o cinema fechou, tenho de me deslocar a São João da Madeira, aqui não existe nada. Não existem acontecimentos sociais. Temos um parque como o de La Salette, que devia ser mais bem aproveitado”.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Helena Terra e Bruno Aragão querem garantir que os portugueses fazem “a escolha certa” na segunda volta
19/01/2026
Pedro Marques e Helga Correia responsabilizam fragmentação da direita
19/01/2026
Manuel Almeida prioriza foco na proximidade > Ventura destrona bastiões do PSD em Azeméis
19/01/2026
Ricardo Praça da Costa destaca que Presidenciais serviram para marcar a agenda
19/01/2026
Luciana Reis confiante em novo ciclo de crescimento para o Bloco de Esquerda
19/01/2026
Resultados com sabor agridoce > Ricardo Campelo de Magalhães destaca subida acentuada
19/01/2026
Óscar Oliveira teme pela Constituição: “Metas não foram atingidas”
19/01/2026
Presidenciais 2026 > Helena Terra confiante em “derrota da abstenção” perante forte afluência em Oliveira de Azeméis
19/01/2026