“O Coreto e o lago tornam a atuação das bandas mágica"

Loureiro Freguesias

A Banda de Loureiro além de atuações no parque e na procissão do Triunfo, será uma das cinco coletividades que terá a sua barraquinha na La Salette com comes e bebes

> Banda de Música de Loureiro vai estar nas Festas de La Salette

As bandas filarmónicas do concelho voltaram a ser requisitadas para as maiores festas do concelho. Já manda a tradição que duas das seis bandas concelhias todos os anos perpetuam o famoso despique de bandas com os concertos no Coreto do parque e acompanham a Procissão do Triunfo no domingo (11 de agosto) com o regresso da Nossa Senhora de La Salette ao seu santuário. Este ano esta responsabilidade cabe à Banda de Música de Loureiro e à Sociedade Filarmónica Cucujanense. Neste sentido, Sara Valente, presidente da Banda de Música de Loureiro, ao Correio de Azeméis, demonstrou-se confiante para a edição deste ano.

Expectativas em alta. “As nossas expectativas para a edição deste ano são as melhores. A Festa de La Salette é a maior festa do concelho, visitam-nos centenas de pessoas durante toda a semana. Tem um cartaz muito apelativo e promissor com atrações diversificadas para todos os gostos e idades. Este ano, a BML participará ativamente, com o Festival das Sopas e no domingo também fará parte da Procissão do Triunfo e da Noite das Bandas, com a Sociedade Filarmónica Cucujanense.”

Banda tem ‘barraquinha’ na La Salette. “Esta festa é proporcional à quantidade de pessoas que atrai, não só do concelho como de concelhos vizinhos. É claro que para nós é uma mais-valia, mas também uma grande responsabilidade, pois precisamos de estar à altura das expectativas gastronómicas dos visitantes. Vamos fazer o nosso melhor para que fiquem satisfeitos com as iguarias que estamos a preparar.”

Uma grande família. “Nós temos a sorte de para além dos músicos, podermos contar com amigos da BML. Diretores, sócios, ex-diretores e ex-músicos, enfim, aquilo que gostamos de chamar, a Família BML, que nos ajuda muito, sobretudo neste tipo de eventos, mas que estão sempre presentes onde quer que a BML esteja, a dar apoio e força.  Contamos também com os nossos músicos que ajudam enquanto executantes da Banda, mas também em todo o tipo de tarefas que sejam propostas.”

A Noite das Bandas e o coreto como palco. “Atrevo-me a dizer que é local ideal para a Noite das Bandas, não imagino nenhum outro lugar. Uma zona tão bonita como o Largo do Coreto e o lago, toda essa zona envolvente, torna a atuação das bandas mágica e atrativa para os espectadores. Um ambiente idílico, só possível nesta zona do parque.”

Um alerta para a organização em edições futuras. “No domingo deviam ter em conta o facto de entre o término da procissão e o início do concerto, os cerca de 140 músicos presentes, terem pouco mais de uma hora para jantar. As bandas não precisam de mais espaço, precisam de ser ouvidas e tratadas com respeito. Tal como somos tratados quando saímos para as festas de outros concelhos do país, sempre com o nome Oliveira de Azeméis no estandarte. Acho justo louvar o esforço que a organização faz para puder enquadrar, não só as bandas como todas as associações do concelho, na Festa de La Salette.”

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Empate a fechar o mês
30/03/2025
Resultados desportivos de domingo, 30 de março
30/03/2025
Schmidt Light Metal foi declarada insolvente
30/03/2025
XXV Prova de Atletismo de Cesar com mais de 500 participantes
30/03/2025
Resultados desportivos de sábado, 29 de março
30/03/2025
Concerto de Apresentação de Nova Época da Banda de Música de Loureiro
29/03/2025
Oliveirense, Tondela e Sub-19 homenagearam Yvann Martins
29/03/2025
Ana de Jesus está a considerar candidatura à Junta de Freguesia de Cucujães
29/03/2025