17 Jun 2024
Manuel Duarte, a esposa e os dois filhos na foto publicada na revista dos 100 anos do Correio de Azeméis, em outubro do passado ano
Manuel Duarte, o “Duarte das frutas” como era carinhosamente tratado, faleceu na passada quinta-feira. Natural de Castelo de Paiva, assentou raízes desde novo em Oliveira de Azeméis, onde iniciou a sua atividade empresarial. Homem de trabalho, empreendedor, construiu negócios de referência, que foram para além do cash and carry na Zona Industrial (Frutas Duarte), a primeira empresa organizada no setor do comércio das frutas, tendo levantado projetos na restauração, com grande sucesso, nomeadamente no Pingo Doce de Sta Maria da Feira, e em Santiago de Riba-Ul, com seus irmãos, Adriano Duarte e Constantino, o conhecido restaurante Brazão.
Lembramos a última entrevista que deu ao Correio de Azeméis no final do ano passado e publicada na revista do nosso centenário, onde afirmou que “a minha ideia é que este negócio (Frutas Duarte) fique para o meu filho”.
Tive a honra de o ter no meu particular rol de amigos, falávamos com regularidade, almoçávamos e sempre lhe via o orgulho da obra e as expectativas de novos negócios.
À dedicada esposa, companheira de trabalho, de quem falava sempre com muito carinho e orgulho pelo apoio que toda a vida havia dado e parceira também no sucesso no trabalho, ao filho Paulo e filha, profundos e sinceros sentimentos.
Eduardo Costa, Diretor