16 Nov 2023
Jovem denuncia padre de ‘abuso’ na paróquia de Nogueira do Cravo
Em julho de 2023, ainda sem qualquer notícia por parte da Diocese do Porto, decidiu ir à procura de respostas do porquê da demora em sair a sua decisão e o que tinha ficado decidido.
Enviou um e-mail para o gabinete episcopal e recebeu deste a resposta que D. Manuel Linda estaria disponível para a receber e falarem pessoalmente. O encontro ficou marcado para o passado dia 08 de agosto. O Correio de Azeméis teve acesso aos e-mails trocados e confirmou a data do encontro. Segundo ainda informou esta jovem, no dia do encontro foi acompanhada do namorado.
“[O bispo] disse-me que o Papa neste momento apenas estava a fazer o levantamento de casos de menores de idade e na época que aconteceu comigo, já tinha 20 anos. Portanto, da parte dele não havia mais nada a fazer”, começou por revelar da conversa que teve com o bispo.
Dos e-mails que o Correio de Azeméis teve acesso, é possível ler que a jovem terá pedido uma indemnização, que serviu “para continuar a pagar-me as despesas do psicólogo, porque a minha ansiedade tem aumentado e continuo a ser acompanhada. E é uma forma de ser feita alguma justiça”, justificou em declarações ao nosso jornal.
Nesse mesmo e-mail é possível perceber que a indemnização foi entregue pelo padre Simão Avelino. “Fui com o meu namorado, uma vez que os meus pais não estavam em Nogueira do Cravo.”
“[O padre Simão Avelino] deu ao meu namorado o dinheiro. Chegamos a casa voltamos a contar e faltavam cem euros”, escreveu a jovem no e-mail dirigido ao bispo, tendo ainda apontado que o padre Simão Avelino ficou “de fazer um documento”, com o valor entregue “e até à data ainda não há documento, mas sublinho que só vou assinar o documento que diz respeito ao valor que me foi entregue, se não, eu não assino”, lê-se no e-mail.
No mesmo mês deste encontro, o Bispo D. Manuel Linda dispensou o padre Pedro Jamba das paróquias de Nogueira do Cravo e Macinhata da Seixa.