Em
Correio de Azeméis

16 Nov 2023

O encontro com o Bispo D. Manuel Linda

Destaques Exclusivos Concelho

Jovem denuncia padre de ‘abuso’ na paróquia de Nogueira do Cravo

Em julho de 2023, ainda sem qualquer notícia por parte da Diocese do Porto, decidiu ir à procura de respostas do porquê da demora em sair a sua decisão e o que tinha ficado decidido.

Enviou um e-mail para o gabinete episcopal e recebeu deste a resposta que D. Manuel Linda estaria disponível para a receber e falarem pessoalmente. O encontro ficou marcado para o passado dia 08 de agosto. O Correio de Azeméis teve acesso aos e-mails trocados e confirmou a data do encontro. Segundo ainda informou esta jovem, no dia do encontro foi acompanhada do namorado.  
“[O bispo] disse-me que o Papa neste momento apenas estava a fazer o levantamento de casos de menores de idade e na época que aconteceu comigo, já tinha 20 anos. Portanto, da parte dele não havia mais nada a fazer”, começou por revelar da conversa que teve com o bispo.
Dos e-mails que o Correio de Azeméis teve acesso, é possível ler que a jovem terá pedido uma indemnização, que serviu “para continuar a pagar-me as despesas do psicólogo, porque a minha ansiedade tem aumentado e continuo a ser acompanhada. E é uma forma de ser feita alguma justiça”, justificou em declarações ao nosso jornal.
Nesse mesmo e-mail é possível perceber que a indemnização foi entregue pelo padre Simão Avelino. “Fui com o meu namorado, uma vez que os meus pais não estavam em Nogueira do Cravo.”
“[O padre Simão Avelino] deu ao meu namorado o dinheiro. Chegamos a casa voltamos a contar e faltavam cem euros”, escreveu a jovem no e-mail dirigido ao bispo, tendo ainda apontado que o padre Simão Avelino ficou “de fazer um documento”, com o valor entregue “e até à data ainda não há documento, mas sublinho que só vou assinar o documento que diz respeito ao valor que me foi entregue, se não, eu não assino”, lê-se no e-mail.
No mesmo mês deste encontro, o Bispo D. Manuel Linda dispensou o padre Pedro Jamba das paróquias de Nogueira do Cravo e Macinhata da Seixa.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Hóquei Feminino: Escola Livre não passou teste da Feira
29/04/2024
SC Bustelo e FC Cesarense ficam com os três pontos
28/04/2024
FC Pinheirense vence o LAAC e ainda pode ser terceiro
28/04/2024
Golo nos descontos ‘trama FC Macieirense’ e AC Cucujães e GD São Roque também perdem
28/04/2024
JD Carregosense empata e subida já não depende só de si
28/04/2024
RC Nogueirense empata e ‘adia festa’ e GD Fajões perdeu em Milheirós
28/04/2024
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024