O Espírito das Festas mantém-se

Abertura Bilhete Postal

Diferentes. Obrigatoriamente diferentes. Não há memória de não acontecerem as tradicionais festas de La Salette, a romaria do concelho, como uma tradição de evento religioso e profano. Esta pandemia obriga a alterações na tradição. O calendário religioso mantém-se, com a procissão das velas, onde a imagem de ‘NossaSengora de La Salette’ sai da capela do parque para a Igreja Matriz. Desta vez, sem velas e a multidão a acompanhar este percurso. A procissão do Triunfo, que faz o regresso da imagem da Igreja Matriz à Capela de La Salette também se mantém, nos mesmos moldes. As outras tradições religiosas igualmente se mantêm, embora sem o ajuntamento de fiéis. É o cenário possível. Enquanto romaria do concelho, com as barracas, os comes e bebes, as bandas de música, o festival de folclore, os cantores populares de renome e outros eventos que faziam a animação das festas, esse tradicional cartaz não acontece. É caso para concluir que a deslocação de pessoas ao cimo do parque se faz, em muito porque lá estão, como acontece há décadas, as “farturas Couto”. Haja farturas! O ‘Correio de Azeméis’ também vai estar com a sua barraca, gentilmente cedida pela Comissão das Festas. Os muitos oliveirenses que ali se deslocam para regularizar a sua assinatura, os oliveirenses que ali se inscrevem como assinantes, poderão continuar a fazê-lo. Recebendo ofertas de brindes e produtos de utilidade. Os nossos emigrantes não vão deixar, por certo, de visitar a sala de visitas que é o parque de La Salette. As festas representam muito para estes oliveirenses que retornam até nós nas suas férias de verão. A todos, sejam bem vindos à tradição das festas de La Salette. Apesar de ‘pobres’, por imposição da pandemia, o espírito mantém-se.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
GNR foi chamada ao local > Ânimos exaltados na secção de voto de Oliveira de Azeméis
18/01/2026
Mapa de Resultados das Eleições Presidenciais 2026
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Seguro conquista Oliveira de Azeméis com vitória clara nos grandes centros
18/01/2026
Equipa de reportagem visita mesas de voto
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Praça da Costa assinala inversão na tendência da abstenção
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Helga Correia destaca possibilidade de afluência histórica e recorda que direito de voto “custou a ser conquistado”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Manuel Almeida apela ao voto para derrotar a abstenção: “Não vale a pena criticar se não temos coragem para sair do sofá”
18/01/2026
Presidenciais 2026 > Ricardo Campelo de Magalhães apela ao voto para evitar “dor de arrependimento” em eleição renhida
18/01/2026