20 May 2025
Auditório da Oliveira Júnior com alta afluência de visitantes
> Tertúlia realizada a propósito de Jubileu
A Escola Secundária Oliveira Júnior, em São João da Madeira, acolheu no passado dia 02 de maio, a Tertúlia “Dignidade e Esperança no mundo de trabalho”, enquadrada nas celebrações do Jubileu do Mundo Trabalho, realizado entre os dias de 01 a 04 de maio.
Numa organização da Vigararia Oliveira de Azeméis/S. João da Madeira, que contou com momentos de oração, com a Recitação do Terço, e reflexão através da Tertúlia “Dignidade e Esperança no mundo de trabalho”, que pretendeu discutir questões como a precariedade, a tecnologia ou a inteligência artificial. Pedro Ventura e Clara Amorim, do lado dos empresários, e Alice Soares e Isabel Pinho, enquanto funcionárias, foram os tertulianos de serviço.
UM FIM-DE-SEMANA RECHEADO DE ATIVIDADES. “É mais um dia da celebração do Jubileu do Mundo do Trabalho na Paróquia de São João da Madeira, mas enquadrado em de toda a Diocese do Porto. Esta celebração culminou no domingo com uma celebração eucarística na Sé e na parte da tarde, onde houve atividades de outros grupos ligados aos trabalhadores. No sábado tivemos um espetáculo em São João da Madeira, no Patronato, com o Cante Alentejano e com o grupo de teatro da terra. A par de tudo, está a decorrer, desde quinta-feira na Sé do Porto, uma exposição sobre o mundo do trabalho, em que cada vigararia escolheu um tema que caracteriza a sua região.”
Américo Nunes, comissão permanente da paróquia de São João da madeira
O PAPEL DA IGREJA NO TRABALHO. “A Igreja Católica enquadra-se no mundo do trabalho numa perspetiva de valores. Valorizar o trabalho com os direitos, com os deveres e no contexto de toda a sua dignidade, da valorização da própria pessoa. Tudo isso é a reflexão que a igreja quer fazer, além de depois poder ainda apresentar outras considerações. O Papa Francisco foi muito vocal na maneira como propunha nova economia.”
Padre Álvaro Rocha, paróquia de São João da Madeira
DISCUSSÃO COM PROTAGONISTAS. “Convidámos empresários e funcionários para termos duas perspetivas em relação a este a este conceito do mundo do trabalho, para falarmos sobre aquilo que pode ser feito no sentido da construção de um mundo mais positivo e mais saudável a nível laboral, já que a maior parte da nossa vida é passada nesse contexto.”
Manuel José Soares, moderador