O respeito pela nossa língua

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

Num aeroporto de Paris, uma senhora portuguesa de meia idade, dizia a um funcionário francês no momento de transposição das bagagens de mão: “eu falo português e quero que me explique o que se passa!” Perante a insistência do funcionário que lhe falava em francês, a senhora continuou a protestar sobre o facto do funcionário não a entender.
Em boa verdade, sendo Paris a segunda cidade do mundo com maior número de portugueses a viver, a maior comunidade de estrangeiros em Franca, a esta senhora assistiria o direito à indignação, que manifestava.

Aliás, o português está entre as seis línguas mais faladas no mundo. Seria de toda a justeza que o português fosse uma língua mais respeitada. Nem em organizações mundiais a nossa língua é uma das oficiais. Quando o são outras de menor dimensão, como o francês ou o russo. 
As mais das vezes, em fóruns de instituições internacionais, os nossos próprios governantes veem-se na obrigação de falar em inglês, ou em francês, ou em espanhol. 
A defesa da língua portuguesa como ‘oficial’ nas instituições internacionais, como as Nações Unidas, por exemplo, devia merecer o nosso empenho. O próprio Secretário-Geral desta instituição é português! Pelo menos, seria uma questão de justiça pelo reconhecimento da nossa língua como uma das mais faladas do mundo. São cerca de 250 milhões de falantes. Com perspetiva de chegar a 350 milhões em 2050. 
O protesto daquela senhora bem que podia ser o nosso. Temos 250 milhões de razões para isso! 
   * jornalista, presidente da Associação  Nacional da Imprensa Regional “
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Benfica obrigado a puxar dos galões para vencer a Oliveirense
24/01/2026
Siga as nossas redes sociais para ficar sempre a par das notícias do concelho
24/01/2026
Treinador Pedro Miguel transportado ao hospital
24/01/2026
Oliveirense vence Sporting com remontada
23/01/2026
Kotaro Nagata regressa à Oliveirense
22/01/2026
E antes do adeus?
22/01/2026
Politicamente (in)correto
22/01/2026
Pensar o futuro
22/01/2026