10 Apr 2024
Mudança das crianças para o JI do Largo da Feira já estava prevista, tendo a decisão partido da Câmara Municipal
De acordo com o presidente da J.F. de Nogueira do Cravo, Gaspar Almeida, inicialmente a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira pretendia a Casa das Associações para instalação da creche, no entanto, foi sugerido o JI de Nogueira do Cravo, porque a junta de freguesia sabia “da intenção da câmara de mudar a sala do JI de Nogueira do Cravo, para o JI do Largo da Feira”.
Conforme noticiado pelo Correio de Azeméis no dia 2 de março, numa assembleia de freguesia, realizada a pedido dos pais, a junta deu a conhecer o contrato celebrado com a Santa Casa para a criação de uma creche e consequente encerramento do JI de Nogueira do Cravo, que fica localizado junto à Casa das Associações.
Nessa altura, ficou-se a saber que alguns pais já sabiam que as instalações passariam a albergar uma creche por iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira (SCMSJM).
Questionado pelo Correio de Azeméis sobre todo este processo de encerramento do JI de Nogueira do Cravo e do negócio com a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, o presidente da junta, Gaspar Almeida começou por referir que não existia planos para o edifício do JI de Nogueira do Cravo, cuja única turma passaria para o JI do Largo da Feira, entretanto requalificado e explicou que apesar de uma creche, “ser uma necessidade da freguesia, nós não a procuramos. Na realidade a iniciativa partiu da Santa Casa, de instalar uma creche na freguesia e abordou a Comissão Fabriqueira de Nogueira do Cravo, não obtendo uma resposta positiva, então abordou-nos para saber qual a possibilidade”, disse Gaspar Almeida em declarações ao Correio de Azeméis. Antes do JI de Nogueira do Cravo, a Santa Casa propôs a instalação da creche na Casa das Associações, tendo sido refutada pela junta, que explicou ao nosso jornal, que “como temos a Casa das Associações ocupada, e porque sabiamos da intenção da câmara de mudar a sala do JI de Nogueira do Cravo, para o JI do Largo da Feira, propusemos esse edifício”.
Com a mudança da sala para o JI do Largo da Feira, e consequente encerramento do JI de Nogueira do Cravo, o edifício iria ficar inicialmente vazio, no entanto, Gaspar Almeida destaca que “a ideia de mudar [a turma] para o Largo da Feira foi da câmara municipal e, posteriormente, o edifício haveria de ser requalificado para ficar disponível. A ideia não era tê-lo encerrado, porque é um edifício com bastantes potencialidades”.
Pais contra o encerramento
Segundo os pais que entregaram recentemente um abaixo assinado na câmara municipal, contra o encerramento do JI de Nogueira do Cravo, o processo começou a 12 de setembro de 2023 quando estes pais manifestaram as más condições em que os seus filhos se encontravam.Estes declararam ao Correio de Azeméis, que receberam a informação de que iria existir requalificação do JI de Nogueira do Cravo, após as intervenções que se encontravam a ser realizadas no JI do Largo da Feira. “Nessa reunião foi questionado ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia para quando estava previsto a intervenção de obras no JI de Nogueira do Cravo. A resposta dada foi que estava tudo sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e, que no momento estavam a intervir no Jardim de Infância do Largo da Feira, e que depois interviriam no JI de Nogueira do Cravo”, segundo informou ao jornal o representante dos pais, Pedro Paiva. O mesmo acrescentou que essa situação só mudou recentemente, a 23 de fevereiro, numa reunião com o presidente da U.F. de Nogueira do Cravo e Pindelo, Gaspar Almeida, onde o mesmo referiu que o JI de Nogueira do Cravo iria ser encerrado.
O negócio entre a Santa Casa e a J.F. de Nogueira do Cravo
No que diz respeito ao negócio de arrendamento, a Santa Casa irá proceder às requalificações do edifício e todas as intervenções necessárias para transformar o mesmo numa creche, sendo este investimento suportado através da candidatura ao PRR, num valor total de 200 mil euros. Já a Junta de Nogueira do Cravo, após a aprovação da candidatura, não irá receber renda mensal durante 12 meses, passando depois disso a receber 50€ mensais nos 36 meses seguintes. Passado esses quatro anos iniciais, a SCMSJM pagará um valor de 500€ mensais, podendo a renda ser atualizada anualmente. Destacar que este acordo entre as duas entidades apenas avançará se a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira vir a sua candidatura ao PRR ser aceite.
“Foi a melhor decisão”
Para Gaspar Almeida, esta foi “a melhor decisão porque acabamos por acautelar o que é o melhor para as crianças em termos de saúde e bem-estar, e ganhamos uma valência que não temos na freguesia e, nas freguesias vizinhas, onde há, sabemos que há muita procura e lista de espera”. O presidente da U.F. de Nogueira do Cravo e Pindelo explicou ainda ao Correio de Azeméis que “não está aqui em causa benefícios a entidades privadas como tem sido referido. O único beneficiado de tudo isto é a freguesia de Nogueira do Cravo, porque beneficia da requalificação de um edifício sem encargos para a autarquia, porque beneficia de uma renda mensal e porque beneficia de uma resposta social que atualmente não tem”.
Não há data prevista para a creche
Questionado pelo Correio de Azeméis de quando iria iniciar este processo, Vítor Gonçalves, diretor de serviços da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, referiu que “não há previsão de início, vai depender da aprovação do projeto de investimento”.
Toda a cronologia deste processo
12 de setembro 2023 - Pais das crianças do JI reportaram ao presidente da U.F. de Nogueira do Cravo e Pindelo, Gaspar Almeida, as condições lastimáveis que os seus filhos se encontravam.
14 de dezembro de 2023 - representante dos pais reportou a situação à vereadora do PSD, Carla Rodrigues.
21 de dezembro de 2023 – Na reunião de câmara em Macieira de Sarnes, a vereadora do PSD, Carla Rodrigues expôs a situação, tendo na altura o presidente da câmara municipal, Joaquim Jorge, demonstrado ter conhecimento dos problemas referidos.
18 de janeiro de 2024 – Novamente em reunião de câmara, um representante dos pais voltou a questionar Joaquim Jorge, que reforçou novamente a intenção de intervir no espaço quando as obras do JI do Largo da Feira terminassem. “Estamos a trabalhar de forma muito intensa no JI do Largo da Feira para transferirmos as crianças de JI [Nogueira do Cravo] para podermos fazer uma intervenção tranquila nessa escola, dando-lhe condições”, afirmou o edil, em reunião de câmara transmitida pela Azeméis TV/FM.
31 de janeiro de 2024 – Reunião entre os pais do JI de Nogueira do Cravo e junta de freguesia para reportar condições do Jardim de Infância.
01 de fevereiro de 2024 - assinado o contrato entre a União de Freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo e a Santa Casa da Misericórdia, tendo nos dias seguintes sido realizada uma visita às instalações por parte de um representante da Santa Casa de Misericórdia de SJM.
23 de fevereiro de 2024 - o executivo da junta informa os pais que a câmara vai encerrar o JI de Nogueira do Cravo e que surgiu uma proposta da SCMSJM para alugar o espaço e criar uma creche.
01 de março de 2024 – Em Assembleia de Freguesia, elementos da mesa da assembleia e a população tomaram conhecimento do contrato assinado com a SCMSJM.