Obrigados a elogiar o “antigamente”

Bilhete Postal

Eduardo Costa *

“Antigamente, sempre no mesmo dia do ano começavam as aulas. Hoje não há ano que comecem no dia marcado”. O comentário infelizmente era apropriado. A colocação de professores deixa uma quantidade preocupante de alunos sem aulas no início do ano letivo. “Após o 25 de abril nunca mais funcionou!” De facto, fica difícil aceitar que meio século depois de uma revolução não haja capacidade para organizar o novo ano letivo. Habituamo-nos a esta lamentável realidade. E parece até que é natural. Mas não, está longe de ser! Como também parece estar longe uma solução. O tempo presente devia ser muito melhor do que esse passado de má memória.

Também preocupante é o péssimo exemplo que temos dado há décadas a crianças e jovens. Os pais de hoje percebem o quanto isso prejudicou a sua formação enquanto cidadãos, e veem que os seus filhos vão ter exactamente o mesmo problema. Porque não há esperança de luz ao fundo deste túnel. A escola não dá um bom exemplo. Será na dura realidade da vida que as crianças e jovens tem que corrigir o mau exemplo que a escola lhes dá.
Não se entende que o serviço público de educação não garanta um rigoroso funcionamento da escola. E não é por falta de dinheiro. Pode parecer um cliché, mas nas escolas privadas isto não acontece. 
Será que o nosso estado não consegue atrair os melhores gestores? Ou será que o problema não está na qualidade dos gestores, mas no facto do patrão ser o estado? 
Temos que ter a capacidade de não haver cidadãos com saudades do “antigamente”. 
* Jornalista, presidente da  Associação Nacional da Imprensa Regional 
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
TeMA arrebatou com atução da AMOA e o cantor FF. Veja as fotos dos melhores momentos
28/04/2024
Sara Valente, nova presidente da Banda de Música de Loureiro: “Queremos fazer história na banda”
28/04/2024
Oliveirense conquista ponto importante em Mafra
28/04/2024
Futsal Clube Azeméis perdeu com o Arsenal Maia
28/04/2024
Oliveirense fecha fase regular no 3º lugar
28/04/2024
Escola Livre empata mas teve tudo para vencer
28/04/2024
Banda de Música de Loureiro tem 10 novos integrantes
27/04/2024
Oliveirense afastada da Taça de Portugal nas meias-finais
27/04/2024