2 Apr 2025
Peça foi apresentada ao final do dia na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, tendo a Oficina D’Artes Meia Ponta feito a apresentação durante o dia pelas várias escolas do concelho
> Peça retrata a infância de Ferreira de Castro
A Oficina D'Artes Meia Ponta apresentou, no Dia Mundial do Teatro, a peça de teatro ‘Zeca’. Aberta à comunidade oliveirense, a peça teve como principal objetivo fomentar o teatro através da descoberta literária de um dos maiores escritores português, José Maria Ferreira de Castro.
Trata-se de uma homenagem ao escritor, onde se retrata a história da sua infância, as suas alegrias e tristezas, e como o influenciaram enquanto adulto.
Susana Miguel, responsável pela Oficina D’Artes Meia Ponta, referiu que a ideia de falar sobre Ferreira de Castro surgiu após a câmara municipal ter aceite “o nosso desafio de pegar no livro que foi apresentado na biblioteca.2
Eduardo Queirós, professor da Meia Ponta, aceitou o desafio lançado, tendo iniciado os ensaios para a peça em março de 2024. Durante o seu discurso, o professor referiu que “foi uma honra muito grande seguir estas meninas. Muitas delas escreveram-me há bocado que eu tinha realizado um sonho para elas. É uma coisa que me marca pessoalmente”. Já sobre a peça criada, Eduardo Queirós explicou que “quanto mais lia, quanto mais pesquisava, mais tinha a certeza daquilo que queria fazer, que era falar sobre a infância de Ferreira de Castro, porque acho que é algo que todos nós nos podemos relacionar."