24 Mar 2023
ANTÓNIO LOBO XAVIER FOI CONVIDADO DO ROTARY CLUB DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS
António Lobo Xavier, conhecido do grande público sobretudo pelo seu papel como comentador político, foi o convidado do mês de março do ‘à conversa com’, promovido pelo Rotary Club de Oliveira de Azeméis.
Na noite de 22 de março, a Biblioteca Municipal Ferreira de Castro encheu para ouvir António Lobo Xavier, numa conversa moderada por João Rebelo Martins. Em declarações à Azeméis TV/FM, António Lobo Xavier começou por realçar que “Oliveira de Azeméis é um símbolo do empreendedorismo em Portugal”. Num país no qual a discussão política “gira à volta do orçamento”, António Lobo Xavier afirma que Oliveira de Azeméis é berço de “empresários que eram trabalhadores de indústrias, nos anos 50, 60 e que criaram as suas próprias soluções e caminhos. São exportadores com soluções únicas e reconhecidas na Europa” . Por estas razões, António Lobo Xavier afirmou que “quando o Rotary me fez o convite, aceitei de imediato porque é um sítio onde podem perceber a minha linguagem”.
“Esta é uma terra de criação de riqueza”
“Acho que a política dá pouco valor às empresas. Normalmente [quando se pronuncia] é para as criticar. As pessoas no geral não percebem que para ter uma economia, uma segurança social, ter apoios sociais é necessária a criação de riqueza e esta é uma terra de criação de riqueza”.
“Não vai haver regionalização”
“Não vai haver regionalização. Portugal é um país com tiques terríveis de centralização. É errado, porque tudo acontece em Lisboa, mas as exportações para o exterior acontecem nesta faixa entre Braga e Aveiro. O que está a acontecer em Portugal é que temos um Estado que produz serviços públicos cada vez piores e que está em conflito, ou pelo menos deligado, com quem gera riqueza”.