6 May 2025
Nascido em Ul a 30 de abril de 1945, era irmão de outros dois ilustres oliveirenses, Prof. António Magalhães (antigo diretor do 'Correio de Azeméis' e o Eng. Luís Pinheiro de Magalhães.
> Faleceu Lídio José leite Pinheiro Magalhães
O Dr. Lídio José Leite Pinheiro Magalhães, ilustre oliveirense, nascido em Ul a 30 de abril de 1945, deixou-nos a 28 de fevereiro deste ano. Tendo em conta o seu percurso de vida profissional de enorme exceção, Oliveira de Azeméis ficou mais pobre com a sua partida. Irmão de outros dois ilustres oliveirenses, o professor António Pinheiro de Magalhães e o Engenheiro Luís Pinheiro de Magalhães, há muitos anos residia em Lisboa, desde logo por imperativos de ordem profissional.
O Dr. Lídio Pinheiro de Magalhães fez estudos no Colégio de Oliveira de Azeméis e depois ingressou na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito, no ano de 1970. Foi advogado e desempenhou, na Administração Pública, cargos de consultor jurídico e, bem assim, vários cargos de direção. Ingressou no Tribunal de Contas em 4 de janeiro de 1988 tendo desempenhado, sucessivamente, as funções de consultor jurídico, no Gabinete de Estudos, e de Contador-Geral do Visto (estas a partir de 15 de maio de 1992).
Foi Chefe de Gabinete do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio (1996-2000). E foi Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas desde 8 de novembro de 2000.
Deixou múltipla obra publicada de sua autoria e também em coautoria em matérias relativas à competência do Tribunal de Contas.
Foi um Democrata convicto, interventivo, discreto, mas empenhado. Nos idos anos de 1974 e 1975, foram inúmeras as sessões de esclarecimento cívico por si levadas a cabo, percorrendo as várias freguesias do nosso concelho.
Um insigne jurista e grande humanista. Um amante da sua terra Natal e um adepto Unionista de inabalável convicção. Sempre que se deslocava a Ul ou a Oliveira de Azeméis, invariavelmente, marcava presença no Estádio Carlos Osório ou no Pavilhão Dr. Salvador Machado. Sempre que a sua UDO, numa qualquer modalidade, se deslocava a Lisboa ou arredores era ver o Dr. Lídio Magalhães nas bancadas e na torcida da nossa União.
Helena Terra, amiga
Faleceu Lídio José Leite Pinheiro Magalhães
O nosso conterrâneo Lídio José Leite Pinheiro de Magalhães nasceu na freguesia de UI em 30 de Abril de 1945. No dia em que, falecendo Hitler, terminavam os sangrentos combates da II Guerra Mundial, iniciada em 1939.
Filho do Prof. Manuel Pinheiro de Magalhães, oriundo de terras de Amarante, mestre de sucessivas gerações em UI, e que durante quase meio século exerceu as funções, há muito extintas, de Delegado Escolar do nosso concelho, e de D. Maria Clara de Oliveira Leite, natural de UI. Casado com Dra. Maria Augusta Alvito Magalhães, pai do Dr. Manuel Robalo de Magalhães, membro da Embaixada de Portugal no Chile, do Dr. Miguel Robalo de Magalhães, em serviço na Presidência do Conselho, Irmão de Manuel, há muito falecido, do Prof. António Magalhães e do Eng. Luís Magalhães.
Após frequentar o Colégio de Oliveira de Azeméis, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, dedicando-se à advocacia durante algum tempo. Ingressou depois nos quadros superiores do Tribunal de Contas, onde assumia as funções de Contador - Geral do Visto quando foi convidado a dirigir o Gabinete do Presidente Jorge Sampaio. Terminado o mandato, regressou ao Tribunal de Contas e aí terminaria a carreira como Juiz Conselheiro. Apesar de residir em Lisboa, regressava frequentemente à freguesia natal, onde dispunha de residência própria, acompanhando sempre com particular interesse os problemas da terra que o vira nascer. A morte surpreendê-lo-ia no passado dia 28 de Fevereiro, aos 79 anos de idade.
Prof. António Magalhães, irmão