Oliveira de Azeméis impulsiona a reciclagem de resíduos verdes

Concelho

Iniciou no dia de ontem a instalação, pelas freguesias do concelho, de contentores na via pública para a deposição de resíduos verdes.

Estes contentores destinam-se apenas à deposição de materiais como restos de jardinagem, ramos (pequenas podas), relva, folhas, flores, mas sem mistura de terra ou contaminantes como produtos químicos. Também poderão ser depositadas aparas de madeira sem tratamento.

Apela-se à população para não usar sacos plásticos nos contentores de resíduos verdes, no entanto, no caso de ser necessário o transporte dos resíduos em saco, o procedimento é não os fechar, para facilitar a sua posterior retirada sem contaminar o composto final.

Estes resíduos serão recolhidos pela empresa Prézero num circuito dedicado a estes resíduos e transportados para a ERSUC, para valorização energética ou para compostagem.

Esta medida insere-se na política de separação e reciclagem dos biorresíduos verdes evitando o seu envio para aterro, conforme determina uma diretiva europeia que obriga os Estados Membros a implementarem, até dezembro de 2023 a separação deste tipo de resíduos.

Trata-se de um investimento de 584 mil euros, dos quais 250 mil são financiados pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), ao abrigo de uma candidatura aprovada.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Villa Cesari encerra época de atletismo com "balanço muito positivo"
12/07/2024
"Vamos subir à Elite. O FC Cesarense merece estar no mínimo nessa divisão"
12/07/2024
Largo da República repleto para noite de stand-up comedy e Dj Vero
12/07/2024
Noite Branca já começa a ganhar forma em Carregosa
12/07/2024
EBS Dr. Ferreira da Silva é quarta melhor escola pública do país
12/07/2024
UD Oliveirense apresenta-se aos sócios dia 27 de julho
12/07/2024
Zé Manuel é o 4º reforço da UD Oliveirense para a próxima época
12/07/2024
Bemposta Manuelina regressa em agosto
11/07/2024