Oliveira de Azeméis impulsiona a reciclagem de resíduos verdes

Concelho

Foram instalados pelas freguesias do concelho, de contentores na via pública para a deposição de resíduos verdes.

Estes contentores destinam-se apenas à deposição de materiais como restos de jardinagem, ramos (pequenas podas), relva, folhas, flores, mas sem mistura de terra ou contaminantes como produtos químicos. Também poderão ser depositadas aparas de madeira sem tratamento.

Apela-se à população para não usar sacos plásticos nos contentores de resíduos verdes, no entanto, no caso de ser necessário o transporte dos resíduos em saco, o procedimento é não os fechar, para facilitar a sua posterior retirada sem contaminar o composto final.

Estes resíduos serão recolhidos pela empresa Prézero num circuito dedicado a estes resíduos e transportados para a ERSUC, para valorização energética ou para compostagem.

Esta medida insere-se na política de separação e reciclagem dos biorresíduos verdes evitando o seu envio para aterro, conforme determina uma diretiva europeia que obriga os Estados Membros a implementarem, até dezembro de 2023 a separação deste tipo de resíduos.

Trata-se de um investimento de 584 mil euros, dos quais 250 mil são financiados pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), ao abrigo de uma candidatura aprovada.

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









Últimas Notícias
Comunicado oficial da proteção civil: situação “permanece muito complexa”
17/09/2024
‘Há Festa de Aldeia’ adiado devido aos incêndios que assolam a região
17/09/2024
Incêndio desalojou família macinhatense
16/09/2024
Celina Gomes conseguiu salvar os animais no último segundo
16/09/2024
Às 20h havia ‘apenas’ uma frente ativa
16/09/2024
“Os árbitros não são máquinas, são humanos”
16/09/2024
GCR Ossela mantém a mesma equipa técnica
16/09/2024
GD Fajões apresentou formação e equipa sénior
16/09/2024