'O desafio de realizar’ fala sobre a vida e obra do cineasta oliveirense Matos Barbosa
Foi no passado sábado, dia 23 de março, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, que o escritor e jornalista oliveirense, Augusto Baptista, apresentou a sua mais recente obra, ‘Manuel Matos Barbosa, o desafio de realizar’.
O livro, que integra uma série de universos independentes, fala sobre a vida e obra do cineasta oliveirense, Manuel Matos Barbosa, indo desde a sua infância na zona da antiga Feira dos 11 que, de acordo com Augusto Baptista, “foi ali naquela zona que o Matos cresceu e a partir daí desenvolve toda a sua vivência aqui na terra”, até à carreira de Matos Barbosa, com destaque para histórias sobre o Cine-Clube de Oliveira de Azeméis e os tempos de jurados em festivais de cinema, como o ‘Cinamina’ e o ‘Avanca Film Festival’.
Augusto Baptista explica que decidiu escrever este livro, porque “penso que vale a pena dar a saber, embora o Matos Barbosa não seja propriamente um desconhecido, aquilo que tem sido a obra e o trabalho dele, e a importância da obra dele no contexto de Oliveira de Azeméis, no contexto regional, nacional e não só”.
Matos Barbosa, sentia-se um homem muito feliz por ter tido esta experiência. “Conheço-o há muitos anos, mas nunca pensei que chegasse a este ponto. Um dia aconteceu começarmos a conversar e a conversa deu para ele começar a gravar. Deu neste trabalho que para mim é muito bom e que me deixa muito feliz” referiu o cineasta, em declarações ao Correio de Azeméis.
Para o futuro ambos têm projetos em vista. Augusto Baptista tem na calha um novo livro, ‘O Encantador de Sereias’, enquanto que Matos Barbosa, irá realizar um filme sobre o homem da ria, tendo confessado ser “um sonhador” por, “com uma idade já respeitável”, estar avançar com um projeto.