7 Nov 2022
Futebol> alerta para os perigos dos resultados combinados
O plantel da UD Oliveirense SAD, que este ano subiu à Liga Portugal SABSEG, recebeu, recentemente, uma ação de sensibilização, no âmbito da ‘Integridade no Futebol’. Esta é uma iniciativa promovida conjuntamente por Liga Portugal, Federação Portuguesa de Futebol e Sindicato dos Jogadores (SJ), cujo principal objetivo passa pelo combate ao match-fixing (resultados combinados).
A sessão foi introduzida por Paulo de Mariz Rozeira, Diretor do Departamento Jurídico da Liga Portugal, e levada a cabo por Miguel Bento Pinto, do Departamento de Integridade e Compliance da FPF, e João Oliveira, Jurista Interno do SJPF, formadores que alertaram os atletas presentes para os perigos do match-fixing, deixando, ainda, um conjunto de explicações para como agir em situação de necessidade.
De notar que os jogadores podem efetuar denúncias através da plataforma integridade.fpf.pt, com a possibilidade de prosseguir para os serviços da Polícia Judiciária, quando as denúncias se enquadrem no âmbito de atuação desta polícia. Trata-se de mais uma relevante arma de combate aos resultados combinados, flagelo que Liga Portugal, FPF e SJ pretendem erradicar de vez do futebol português.
“Acho de extrema importância as ações sobre este tema, todos nós queremos um jogo limpo e honesto dentro do campo. Isso faz toda a diferença, não só no futebol como na vida”.
Filipe Alves,
capitão da Oliveirense
“Esta iniciativa é muito importante, todos os anos dão estas informações aos jogadores e é fundamental sentirmos que existe um sítio onde se pode denunciar e que existem pessoas para nos proteger”.
Ricardo Ribeiro,
guarda-redes da Oliveirense