8 May 2023
Hóquei em Patins Destaques União Desportiva Oliveirense
H. Patins: Unionistas ‘caíram’ nas ‘meias’ da Liga dos campeões
A Oliveirense está entre as quatro melhores equipas da Europa. A equipa de Oliveira de Azeméis disputou a Final 8 da Liga dos Campeões e chegou às meias-finais, onde perdeu com o Valongo e ficou afastada da luta pelo título que assumiu querer conquistar.
Entre 4 e 7 de maio, o Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, foi o palco da Final 8 da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Num pavilhão, que se ‘equipou’ à altura da prova, o que abrilhantou ainda mais esta competição, a Oliveirense tudo fez para repetir as presenças de 2015/16 e 2016/17 na final, mas faltou a estrelinha da sorte e também uma maior assertividade da equipa de arbitragem em lances que acabaram por decidir o jogo.
No primeiro jogo, na sexta-feira, a contar para os quartos de final, a Oliveirense venceu o Trissino, que era o detentor do título europeu, por 8-6 na marcação de penáltis. A equipa de Paulo Pereira correu sempre atrás do marcador, que registou uma igualdade a quatro bolas no final do tempo regulamentar. O prolongamento (5-5) também não decidiu o vencedor, que foi encontrado através das grandes penalidades. Aqui, a equipa unionista foi mais eficaz e garantiu a passagem às meias-finais.
No sábado, nas meias-finais, a Oliveirense mediu forças com o Valongo, mas acabou por perder já no prolongamento. Tomás Pereira abriu o marcador ainda no primeiro minuto do jogo, mas o Valongo empatou ainda na primeira parte. Na segunda metade, o Valongo deu a volta ao marcador mas a Oliveirense conseguiu sempre responder com o empate, que prevaleceu no final do tempo regulamentar (4-4). No prolongamento, o Valongo carimbou o triunfo com dois golos (4-6).
Na final, o FC Porto venceu o Valongo (5-1) e sagrou-se campeão europeu.
A Oliveirense regressa à competição já na quinta-feira para o primeiro jogo do play-off no Dragão Arena frente ao FC Porto (20h00). As duas equipas voltam a encontrar-se no domingo, para o segundo jogo, desta vez no Pavilhão Dr. Salvador Machado (18h00).