30 Nov 2023
Trio de jovens, sem qualquer atividade profissional, foi detido e já conhece as medidas de coação
Três homens, entre os 17 e os 21 anos e um dos quais é oliveirense, foram detidos pela Polícia Judiciária na passada segunda-feira, dia 27 de novembro, depois de terem raptado um homem e uma mulher durante 37 horas para roubar e comprar droga. Presente a juiz, o trio, que foi detido por rapto, roubo, extorsão e abuso de cartão de garantia ou de cartão, dispositivo ou dados de pagamento, ficou em liberdade sujeito a duas apresentações semanais às autoridades.
Para a aplicação das medidas de coação, o juiz de instrução criminal terá tido em conta a idade dos suspeitos, que estão agora obrigados a fazer um tratamento à toxicodependência. Além desta medida, os jovens ficaram ainda impedidos de sair dos concelhos de residência: Oliveira de Azeméis, Póvoa de Varzim e São João da Madeira.
Recorde-se que o trio foi detido, em Matosinhos, por estar “fortemente indiciado” pela prática dos crimes (acima referidos) ocorridos nas cidades de Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Porto, nos dias 26 e 27 de novembro.
Na madrugada do passado dia 26, os arguidos abordaram o homem quando este se encontrava no interior do seu carro à espera de uma amiga, em Vila do Conde. Após esta amiga chegar, obrigaram-na também a entrar para o carro, tendo-se dirigido para a cidade do Porto onde adquiriram estupefacientes em vários bairros da cidade.
De acordo com o comunicado da PJ, a mulher foi libertada pelo trio, mas o homem manteve-se privado da sua liberdade durante um período de cerca de 37 horas. Posteriormente, o grupo contactou, através das redes sociais, um amigo da vítima a quem exigiram o pagamento de uma determinada quantia em numerário, que foi transferida para uma conta de um dos arguidos. O rapto terminou com a detenção dos suspeitos, em Matosinhos, numa ação que contou com a colaboração da PSP.