30 Jun 2025
Futebol Feminino União Desportiva Oliveirense
>Primeira edição sob o nome de Aldina fernandes valente
O Centro de Formação Ápio Assunção acolheu, no último fim de semana de 28 e 29 de junho, o Oliveirense Ladies Cup – a primeira edição com a designação de Torneipo Aldina Fernandes Valente. A competição, organizada pela União Desportiva Oliveirense, foi totalmente dedicada aos escalões de formação de futebol feminino.
16 equipas, distribuídas pelos escalões de sub-13 e sub-15, participaram na edição inaugural da Oliveirense Ladies Cup, que teve um quadro competitivo de dois escalões e dois grupos com quatro formações para cada. Nomes grandes do futebol feminino nacional participaram como o Valadares Gaia ou o SC Braga, mas também emblemas históricos que só agora dão os primeiros passos na competição feminina, caso do FC Porto.
O presidente da UD Oliveirense, Carlos Teixeira, vê a presença das 16 equipas como um processo natural ao crescimento da competição: “O nosso torneio está a ganhar corpo. Começou no ano passado, mais pequenino. A ideia é irmos crescendo e podermos ter mais equipas, mais competição, eventualmente mais conjuntos, mas para isso também precisamos de mais dias”.
A aposta no futebol feminino veio para ficar, a garantia é dada pelo dirigente que assume a criação de uma equipa sénior em breve: “O objetivo é promovermos o desporto feminino, no qual a Oliveirense está a investir e prevê, a médio prazo, poder ter mesmo a equipa sénior de futebol feminino. É daqui que se começa com as nossas meninas mais pequeninas a subir escalões, vamos ganhando equipa e, no fundo, é um percurso a médio longo prazo”.
Aldina Fernandes Valente dá o nome ao torneio, sendo esta uma forma que a direção do clube encontrou de homenagear alguém que contribuiu para o clube e, também, de levar o seu nome às gerações mais novas: “Era uma pessoa excecional. Até para as gerações futuras não perderem esta ligação com a D. Aldina”, começou por explicar Carlos Teixeira que rematou dizendo: “É muito importante para todos nós podermos estar aqui e podermos prestigiar o trabalho dos nossos antepassados”.
O SC Rio Tinto venceu a competição sub-13, enquanto que no outro escalão a vitória foi para o Clube de Albergaria.