17 May 2025
Foto: Liga Portugal
Depois de três temporadas consecutivas na Liga 2, a Oliveirense não consegue evitar a despromoção
Caiu o pano sobre a Liga 2 e o cenário final confirma a descida da Oliveirense à Liga 3. Além da Oliveirense não ter conseguido vencer o Felgueiras, o Paços de Ferreira, adversário direto na luta pelo play-off de manutenção, venceu o seu jogo em Viseu.
Depois do regresso aos campeonatos profissionais na época 2022/2023, a equipa de Oliveira de Azeméis volta a cair à Liga 3 após uma temporada menos conseguida. Foram três os treinadores que passaram pelo comando técnico da Oliveirense ao longo do campeonato: Marco Leite foi substituído por Filipe Rocha (Filó) à 8ª jornada e, seis jogos depois, este deu o lugar a António Torres Campos, que conduziu a Oliveirense até à última jornada, tendo somado 23 dos 29 pontos com que a equipa terminou a época.
A não depender de si à entrada para esta última jornada, a Oliveirense perdeu por 2-1 na deslocação a Felgueiras. A formação da casa começou com um maior domínio do jogo, mas foi a Oliveirense que chegou à vantagem através de um grande remate de Kohtaro Nagata à entrada da área, já depois da equipa da casa ter desperdiçado uma oportunidade flagrante para abrir o marcador aos 35’.
O Felgueiras regressou dos balneários mais perigo ofensivamente e a obrigar Ricardo Ribeiro a grandes defesas para segurar a vantagem mínima da Oliveirense. Mas, a entrada de Eric Ayiah mexeu com o jogo e conduziu o Felgueiras à reviravolta. Já depois de Aílson ter feito o golo do empate, Ayiah provocou o segundo amarelo, e consequente expulsão (69’), do defesa central Mário Júnior, que estava a ser um esteio na zona recuada unionista. Aos 77’, Ayiah foi mais uma vez decisivo ao arrancar o penálti que viria a dar o 2-1 para o Felgueiras.
Com a vitória do Paços de Ferreira em Viseu e a derrota da Oliveirense em Felgueiras, está confirmada a descida à Liga 3 do conjunto de Oliveira de Azeméis.