1 Feb 2022
Desporto Basquetebol União Desportiva Oliveirense
> Quarta vitória consecutiva no campeonato
O Imortal entrou melhor na partida, mas três triplos consecutivos da Oliveirense (dois de Pedro Catarino e um de João Grosso) permitiram à Oliveirense não só passar pela primeira vez para a frente do marcador como ganhar uma margem de quatro pontos (18-14) a dois minutos do final do primeiro quarto. Depois de um início de jogo difícil para os homens de João Figueiredo, a Oliveirense esteve melhor no segundo período — obrigou os visitantes a jogar mal, a cometer vários erros e a falhar até cestos que pareciam fáceis — e foi avolumando o marcador, passando a diferença da dezena de pontos. Ao intervalo, a Oliveirense vencia por 47-35 depois de uma primeira parte em que foi melhor, sobretudo nos lançamentos triplos (7 em 13 contra 3 em 13) e nos ressaltos (22 contra 17 do Imortal).
Na segunda parte, o Imortal procurou reagir e reduziu mesmo para os três pontos de diferença (62-59), reentrando na luta pela vitória já depois de ter estado a perder por 15 pontos ainda na primeira parte (44-29). Para esta recuperação muito contribuiu a prestação de Anthony Smith com 14 pontos marcados nestes dez minutos.
Com mais garra e a ganhar os ressaltos, a Oliveirense chegou ao fim do terceiro período a vencer por 66-61. No quarto período, a Oliveirense voltou a disparar no marcador e atingiu a maior vantagem (83-67) sem nunca tirar o pé do acelerador, porque um deslize podia ser fatal à equipa comandada por João Figueiredo.
Sábado, a Oliveirense disputa o dérbi em Ovar frente à Ovarense.
Ana Catelas
Oliveirense, 91
Imortal, 78
Oliveirense: Shaun Willet (15), Derrick Colter (12), Ricardo Monteiro (10), Zane Waterman (9) e João Balseiro (5).
Jogaram ainda: Feliciano neto, João Grosso (8), João Guerreiro (11), Renato Azevedo, Carlos Dotson (8), Pedro Catarino (9) e Francisco Albergaria (4).
Treinador: João Figueiredo.
Imortal: Marqueze Coleman (12), Fábio Lima (8), Dontae Bruner (1), Anthony Smith (26) e Sérgio Silva (5).
Jogaram ainda: Roddy Peters, Andrew Robinson (3), Keven Gomes (7), João Neves (2), Jason Catarino.
Treinador: Luís Modesto.
Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.
Árbitros: Luís Lopes, Pedro Lourenço e António Pereira.
Por períodos: 22-17; 25-18; 19-26; 25-17.