4 Dec 2024
João Rebelo Martins é o primeiro português, a morar em Portugal, a conquistar um título de campeão nacional na África do Sul
O oliveirense João Rebelo Martins, Bruno Campos, Sandro Alves e Marcos Rodrigues, da Korridas, conseguiram um brilhante 4º lugar nas 9 Horas de Kyalami, na classe C. João Rebelo Martins, com o 3º tempo nos cronometrados e o 22º da geral, em cima da hora de partida foi retirado da grelha e colocado no pitlane, com duas justificações contraditórias. Mas mesmo assim, o piloto português depressa se colou ao grande comboio de carros da mais famosa corrida de África, e foi subindo na classificação da classe e da geral.
Mas os azares começaram às 1:15 de prova, com o VW da Korridas a ficar sem 2ª velocidade para, hora e meia depois, ficar apenas com 1ª e 3ª velocidade. A partir desse momento, a luta pela vitória na classe estava comprometida e os pilotos rodaram quase 6 horas sempre em terceira velocidade. Contudo, não era só a equipa da Korridas que sofria com este problema e a 2h30 do fim, ocupava a segunda posição e o sonho do título voltou a crescer.
Sandro Alves, habitual mecânico da equipa, teve como prémio participar neste fim de semana como piloto, e levou o Golf até à linha de meta na 4ª posição da classe, permitindo alcançar os pontos necessários para o título de campeão.
Rebelo Martins referiu que “a equipa está toda de parabéns, mostrou ter resiliência, espírito de interajuda e isso foi crescendo ao longo do ano, com muito trabalho e dedicação". O oliveirense explicou que "é um orgulho enorme ser o primeiro português, a morar em Portugal, a conquistar um título de campeão nacional na África do Sul. É um prémio para toda a comunidade portuguesa que há séculos trabalha neste território". Rebelo Martins agradece a todas as pessoas que "acreditaram e apoiaram este projeto". Sobre a próxima época, afirmou que gostaria de continua a competir no SAES, sendo que a primeira corrida será já em fevereiro.