Oliveirense também assina livro do Manifesto dos 50

Concelho

Livro contem vários textos "em que apelamos para que se faça uma reforma profunda da justiça".

> João Rebelo Martins faz parte dos 50 autores

O oliveirense João Rebelo Martins é um dos 50 nomes que compõem o livro 'Pela Reforma da Justiça' pelo grupo do Manifesto dos 50.
Ao longo do último ano vários membros do Manifesto dos 50, um grupo criado em maio de 2024 como forma de sobressalto cívico pela reforma da justiça pós 50 anos do 25 de Abril de 1974, foram publicando textos em diversos órgãos de comunicação social. O oliveirense João Rebelo Martins, é um dos nomes que vê agora a ser publicado em livro sob o título 'Pela Reforma da Justiça: O Manifesto dos 50 e o debate público sobre a agenda da reforma'.

O QUE É O MANIFESTO DOS 50? “Sou coautor do Manifesto dos 50, que tem este nome porque estávamos a passar pelos 50 anos do 25 de Abril, mas na verdade perto de 200 pessoas assinaram o manifesto em que pedimos uma reforma pela justiça. Temos muitos juristas, mas também economistas, artistas, no fundo pessoas da sociedade civil. A justiça diz respeito a todos nós e daí o movimento. Pedimos uma reforma pela justiça porque a nosso ver foi o que ainda não se alterou desde 25 de abril. Nós conseguimos reformar a saúde, temos o SNS, a educação e temos um acesso livre, tendencialmente gratuito para todos. Conseguimos estar no topo de muitas de muitas coisas e não vemos um crescimento nestes últimos 50 anos no sistema da justiça. É necessária uma reforma no sistema de justiça.”.

LIVRO É UMA COMPILAÇÃO. “Cerca de 50 assinantes escreveram textos que foram publicados ao longo de um ano no Diário de Notícias, no Jornal de Notícias, em várias publicações, em que apelamos a isso mesmo. Para que se faça uma reforma profunda da justiça. Obviamente, para haver uma reforma da justiça é necessário que, pelo menos o PSD e o PS estejam em acordo com as grandes reformas e depois também alargar aos outros partidos porque tem de envolver todos".

O Manifesto dos 50, um movimento transversal a ideais políticos com assinantes das duas pontas do espectro político. 'Pela Reforma da Justiça: O Manifesto dos 50 e o debate público sobre a agenda da reforma' foi lançado a dia 21 de abril.
 

Partilhar nas redes sociais

Comente Aqui!









PUB
Últimas Notícias
OCDP de Paredes presta apoio aos peregrinos em Oliveira de Azeméis
7/05/2025
Bustelo é campeão e sobe de divisão
7/05/2025
ACREV celebrou o seu 46º aniversário
7/05/2025
NAC organizou Open Nacional
7/05/2025
Inaugurada ‘Creche Aldina Valente’
7/05/2025
Concerto da banda Polk com cerca de 115 espectadores
7/05/2025
Oliveirense também assina livro do Manifesto dos 50
7/05/2025
Restaurante Brasão inaugurado após renovação
7/05/2025