5 May 2025
Destaques Desporto Basquetebol
É o quinto troféu, desde o seu início em 1989, no palmarés da equipa unionista
Cinco anos depois, a Oliveirense voltou a conquistar a Taça Hugo dos Santos, a terceira do seu palmarés com a atual denominação (a quinta no total) e o primeiro troféu da era João Figueiredo. A formação de Oliveira de Azeméis venceu o FC Porto por 83-78 num jogo equilibrado, mas sempre dominado pela equipa unionista.
No Pavilhão Multiusos de Gondomar, que teve perto de dois mil adeptos eufóricos das duas equipas a assistir a esta partida, a Oliveirense conquistou o troféu e sucede ao Benfica na lista dos vencedores. A equipa de Oliveira de Azeméis é a terceira formação com mais Taças Hugo dos Santos, logo atrás do FC Porto que soma mais um (quatro) e do Benfica que tem sete e à frente do Sporting que tem apenas duas.
O primeiro período foi o mais equilibrado de todos com o FC Porto a vencer por 22-23. A partir do segundo quarto, a Oliveirense, com uma grande eficácia ofensiva e aguerrida a defender, assumiu o comando do marcador e liderou-o até ao apito final. Ao intervalo, a equipa de João Figueiredo levava uma vantagem de 12 pontos (50-38).
No regresso dos balneários, o FC Porto venceu e reduziu a diferença após um parcial de 11-21 e colocou o marcador em 61-59, deixando tudo em aberto para o quarto período. Com o aproximar dos azuis e brancos no marcador, a Oliveirense tremeu, mas conseguiu suster a pressão dos homens de Fernando Sá, que falharam vários lances debaixo do cesto e foram hipotecando as possibilidades de passarem para a frente do marcador diante de uma Oliveirense que soube manter a calma e foi somando pontos.
O oliveirense Onno Steger foi o MVP da partida e da competição, ao registar 25 pontos, cinco ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (27 valorização).