27 Nov 2024
No 46º Campeonato Nacional das Profissões
No passado dia 12 de novembro, e durante cinco dias, o Europarque, em Santa Maria da Feira acolheu o 46º Campeonato Nacional das Profissões - PortugalSkills, que contou com a presença de mais de 400 jovens, que mostraram as suas competências em 59 profissões.
Desses 400 jovens, dois deles eram oliveirenses e conquistaram o 1º lugar na profissão Animação e Vídeo, que contou com a participação de 12 equipas de dois. João Pinho e Jonas Gomes tiveram de realizar um documentário institucional, que lhes deu primeiro lugar na categoria em que concorreram.
O que é o Campeonato das Profissões. “O Campeonato das Profissões é uma maneira de promoção das pessoas que estão em entidades formadoras, mostrarem as suas capacidades, tendo o privilégio depois de poderem competir com outros profissionais no resto do mundo.”
João Pinho
As fases do desafio que levou à vitória. “Na primeira tivemos que escrever um guião e um storyboard do documentário. Na segunda fizemos as captações. Realizamos a edição. Construímos o texto e editamos o mesmo. Por fim, na quinta fase fizemos a apresentação. Tínhamos prazos muito curtos, principalmente na recolha de imagens e na parte de escrever o storyboard. Por exemplo, para escrever um guião, tínhamos uma hora ou duas para fazer tudo e pensar em tudo, sabendo que só tínhamos a noção do tema da profissão que íamos escolher no dia anterior e tínhamos pouco tempo para pensar. A captação também foi algo parecido, tivemos cinco horas para fazer todas as capturas num ambiente cheio de barulho e que tínhamos que nos adaptar para conseguir fazer”
Jonas Gomes
O stress da competição. “Apesar de tudo tentam simular, mas de uma forma mais stressante, porque nós temos prazos muito curtos para fazer coisas que no mundo de trabalho não seria assim, mas o objetivo é mesmo colocar a pressão ao máximo. Essa parte foi um bocadinho mais complicada, mas é sempre bom ultrapassar esses obstáculos e tentar recriar um bocadinho como é que é no mundo real.”
Jonas Gomes
Experiência interessante. “Foi uma experiência interessante, porque aprendi coisas novas. Esta parte da animação de vídeo não tinha qualquer experiência nesta área, então foi bastante positivo aprender. Então o objetivo agora é mesmo tentar entrar no mundo do trabalho e tentar usar estes conhecimentos que aprendi, tanto na formação, como na competição”
Jonas Gomes
As provas antes do Campeonato Nacional. “Nós fomos inscritos pela entidade, o IEFP. Fizemos a pré-seleção nas instalações em Rio Meão. Saímos em primeiro lugar na pré-seleção e fomos para o regional em Gaia. Em Gaia foi um pouco mais complicado, mas é porque nunca tínhamos feito muitas stopmotions, era um processo novo e acho que isso também atrapalhou. Ficámos em segundo lugar e depois chegámos ao nacional com a cabeça mais descontraída e fizemos aquilo que tínhamos a fazer”
João Pinho