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Correio de Azeméis

28 Oct 2020

Oliveirenses queixam-se de dificuldade em contactar Centro de Saúde

Concelho Freguesias Oliveira de Azeméis

O Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis tem sido alvo de críticas por parte de alguns leitores do Correio de Azeméis, que afirmam que o mesmo não responde eficazmente aos contactos estabelecidos, sobretudo, para agendamento de consultas. “A resposta aos utentes, pela unidade, ocorre no máximo até três dias úteis, exceto no caso de situações mais urgentes em que a resposta é dada no próprio dia”, informou o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Aveiro Norte (ACeS), Miguel Portela. “Presencialmente não recebem, os telefones não atendem e por e-mail não respondem”, foi a afirmação feita por utentes. O Correio de Azeméis apurou que o Centro de Saúde não tem recebido qualquer queixa na resposta aos utentes e que tem “tudo funcionado devidamente”, afirmou o diretor. O contacto que preferencial, sublinhou, é por correio eletrónico (e-mail) uma vez que, por via telefónica, “é particularmente mais difícil” por as linhas estarem sobrecarregadas devido aos “muitos contactos diários a doentes com Covid-19”. Relativamente às deslocações à unidade, admitiu que continuam “a evitar o cruzamento e a aglomeração de utentes”. “Mediante o contacto estabelecido por correio eletrónico ou telefone entre o utente e a unidade, o profissional de saúde em questão avalia a possibilidade de a consulta poder ser realizada à distância (por telefone) ou a necessidade de consulta presencial”, explicou Miguel Portela. “A situação poderá até ficar resolvida sem ser preciso marcação de consulta, quando por exemplo bastar a prescrição de medicação pelo médico”, acrescentou. Em casos de seguimento de “grávidas, crianças, administração de vacinas, contraceção, tratamentos inadiáveis, descontrolos de doenças crónicas e situações urgentes que não sejam passíveis de gestão à distância”, são encaminhados para consultas presenciais. Quem não tiver acesso à Internet ou e-mail pode recorrer à Câmara Municipal, à Junta de Freguesia ou a lares para intermediar o pedido do utente, com os respetivos dados, para a Unidade de Saúde.

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