1 Jul 2024
Francisco Valente *
É um orgulho ver alguém do meu País ocupar a Presidência do Conselho Europeu.
Sendo um sucesso pessoal do Dr. António Costa, é também prestigiante para Portugal, sendo também o melhor para a União Europeia.
António Costa foi eleito com um apoio amplamente maioritário, o que ainda lhe dará mais força para vencer os enormes desafios com que se depara a União Europeia.
Desenvolver a economia e a competitividade, a transição digital e ecológica, a necessidade de maior eficácia no âmbito da defesa e segurança, o apoio à Ucrânia, o alargamento a novos Estados membros, os fluxos migratórios, o estado social e a preservação do modo de vida europeu, são tarefas exigentes com que se depara a União Europeia.
A diplomacia pessoal do Dr. António Costa e a sua capacidade para gerar consensos e lançar pontes, será determinante para criar pontos de contacto e compromisso entre os 27 Estados membros das várias famílias políticas, de modo a vencer estes desafios, sempre com total observância dos valores democráticos e os ideais da liberdade.
Estou certo que a Europa não encontraria melhor interprete, nestes momentos conturbados, para levar por diante estas difíceis tarefas.!
Uma palavra de apreço para o Governo Português pelo seu apoio a esta eleição, demonstrando a maturidade da nossa democracia.
PS.
É quase irónico que um parágrafo caído do céu tenha provocado este “quase” milagre.
Aos autores do “golpe de estado” de 7 de Novembro apenas restará a saída pela porta dos fundos…
* Ex-deputado da Assembleia da República pelo Partido Socialista
ABILIO MOREIRA 22-07-2024 ás 22:46h
...uma gaivota voava, voava...cartuchos queimados não tem mais para estoirar. Ahahaha...