1 Feb 2022
FOI PRESIDENTE DA JUNTA DE PINDELO DURANTE SEIS ANOS
Orlando Oliveira de Almeida faleceu no passado dia 16 de janeiro, aos 87 anos. O ex-autarca assumiu o cargo de presidente da Junta de Freguesia de Pindelo durante oito anos, eleito em 1980, pelo PPD/PSD, papel pelo qual é recordado com muita saudade. À redação do Correio de Azeméis chegaram algumas mensagens de homenagem:
No dia 16 deste mês de janeiro, partiu para a sua última morada, o Sr. Orlando Oliveira de Almeida. Foi um homem dedicado à causa pública, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Pindelo durante seis anos. No momento da sua partida, é justo render-lhe uma sentida homenagem, recordando-o pelo seu forte sentido de dever cívico e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Nesta hora de pesar, o atual executivo da Junta de Freguesia manifesta as mais sentidas condolências à sua família. Das muitas obras que realizou na freguesia de Pindelo destacam-se as ruas da Remolha, Ferreira de Castro, da Manga, da Cruz, do Ramalhal, das Rochas, entre várias outras ruas em Pinhão; a Travessa das Cavadas; as aberturas até ao rio; a aquisição do terreno para a casa da Junta de Freguesia, a realização do projeto da mesma e início da sua obra; a aquisição do terreno da pré-escola e respetiva construção; construção dos muros de suporte, parque e escadaria da igreja nova e estacionamento no envolvente da mesma; todas as paragens de autocarro ainda existentes na freguesia, entre outras obras que dinamizaram a nossa freguesia e a tornaram num melhor lugar para viver. Por todas estas obras e muitas mais que ficaram por elencar, este grande homem merece ser recordado e homenageado. Um enorme obrigado, em nome de todos os pindelenses ao Sr. Orlando Oliveira de Almeida”
António Campos, secretário da junta da UF de Nogueira do Cravo e Pindelo
“O Orlando Oliveira de Almeida foi meu colega de partido (PSD) e, também, na Assembleia Municipal. Solidarizo-me com a família deste antigo companheiro e excelente antigo presidente da Junta de Freguesia de Pindelo. Neste momento, espero que ele tenha ido para um lugar melhor, estando onde estiver”
Diamantino Melo, ex-presidente da JF de Carregosa (PPD/PSD)
“Orlando Oliveira Almeida deixa-nos o precioso legado de um autarca profundamente empenhado no progresso da sua terra e do bem-estar dos seus concidadãos. Homem disponível, transportava consigo o ideal de servir. Em tempos difíceis, e apesar de uma vida profissional muito preenchida, encontrou sempre espaço para cumprir a missão que aceitara com entusiasmo. Simultaneamente, um homem de esmerada educação, sempre bem-disposto para receber quantos acorriam aos seus préstimos, para procurar solução para os seus problemas, que eram afinal, os problemas da terra que era também a sua. Pindelo perde um dos seus melhores”.
António Magalhães