7 Mar 2022
EXPOSIÇÃO DO CENTENÁRIO NA GALERIA TOMÁS COSTA
Fundado a 06 de março, o Partido Comunista Português (PCP) celebrou 100 anos em 2021. No entanto, as contingências pandémicas adiaram as comemorações para este ano. Em Oliveira de Azeméis o centenário é assinalado com uma exposição na Galeria Tomás Costa, na Praça da Cidade, disponível até 31 de março.
Para Vítor Januário, candidato à presidência da câmara municipal nas últimas eleições autárquicas, o empenho do Partido Comunista Português representa uma importante contribuição para a democracia que se vive atualmente em Portugal. “Muitos dos dirigentes do PCP foram mortos ou torturados para que hoje pudéssemos ter esta possibilidade, em liberdade, de escolhermos aqueles que nos vão governar”, referiu. Na opinião de Vítor Januário o PCP tem uma ação crítica, não se limitando a “reproduzir aquilo que mais popularmente poderia ser acolhido ou aceite”.
O acolhimento desta exposição em Oliveira de Azeméis simboliza os “passos que o partido dá no concelho não só, meramente, em período eleitoral”. “Há, de facto, uma dinâmica do partido, apesar de a nossa voz não ter o mesmo alcance de outros”, concluiu Vítor Januário.