"Não podemos deixar morrer este espírito de liberdade que temos em nós e que temos de ter na nossa comunidade", frisou o vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral, em entrevista à Azeméis TV/FM
> Foram várias as atividades preparadas pelo Município
De forma a assinalar a data, o Município de Oliveira de Azeméis realizou o habitual hastear das bandeiras, seguido de uma declamação de poemas de Paz e Liberdade por membros da Assembleia Municipal Jovem, o lançamento de cinco pombas, símbolo da liberdade, e ainda cantares de Abril/Hino Nacional, da autoria da AMOA.
Para além destas atividades, o ‘Roteiro da Resistência Antifascista’ andou também pelas ruas de Oliveira de Azeméis. Antes do hastear das bandeiras, na Avenida José António Almeida, teve ainda lugar a 25.ª Milha Concelhia, que contou com cerca de 150 participantes.
“Todos os anos devemos simbolicamente lembrar-nos neste dia. Eu diria mais, todos os dias. Não podemos deixar morrer este espírito de liberdade que temos em nós e que temos que ter na nossa comunidade. Temos que estar sempre a defender a democracia, a defender a liberdade, porque isso é muito importante para o progresso das nossas comunidades. E devemos fazer, como hoje aqui fizemos, neste Largo da República, tão simbolicamente, com música, com crianças, com o lançamento das pombas, com as forças vivas da nossa cidade, as nossas corporações de bombeiros, as juntas de freguesia, a câmara municipal, as associações, tudo a defender, de facto, este legado importantíssimo, (…) como forma também de respeitar todos os capitães de Abril”
Rui Luzes Cabral, vice-presidente da câmara municipal
“Nós hoje celebramos, para mim, o dia mais importante de Portugal moderno, o dia em que conquistamos a liberdade. E quando nós falamos de democracia, não conseguimos falar de democracia sem liberdade, é por isso que temos que lutar pela liberdade todos os dias. Este ano é o encerramento das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, e a nível de comemorações, tenho pena de não haver, pelo menos, uma Assembleia Municipal. A Assembleia Municipal representa todos os oliveirenses, a Assembleia Municipal dá a voz a todos.(…) O dia 25 de Abril é um dia que se deve festejar, porque o que está em causa é o direito que temos de podermos expressar-nos livremente”
João Rebelo Martins, deputado municipal pelo PSD